26 de abril de 2024 - 05:58

Exames práticos retornam com restrições na sede do Detran

Campo Grande (MS) – O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) retoma nesta segunda-feira (27) os exames práticos de direção veicular de forma parcial na sede. No interior, apenas o município de Dourados retornará com os exames práticos pois conta com uma banca examinadora local. As provas estavam interrompidas desde o dia 20 de março devido a pandemia do novo coronavírus.

A diretora de habilitação do Departamento, Rosilda Melo, comenta que em Campo Grande apenas os exames de categorias C, D e E serão realizados. “Os exames de categoria A e B retornarão após a finalização de recapeamento da pista de exames”, conclui.

Rosilda explica que é necessário que os CFC’s (Centro de Formação de Condutores) reagendem os alunos que não realizaram os exames devido à interrupção dos atendimentos. “Para retornar as provas é obrigatório o uso da máscara por parte do aluno, do instrutor e do examinador, além do uso do álcool em gel, disponibilizado dentro do veículo.”

“O instrutor irá higienizar carro a cada aluno que usá-lo. Além disso a recomendação é para não agendar/realizar exame para o candidato que apresentar sintomas como tosse, febre, coriza, dificuldade para respirar, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta, pois este poderá ser impedido de realizar o exame”, conclui.

Com os cuidados necessários, as aulas práticas estão sendo liberadas gradativamente na Capital. “Conforme os planos de contenção de riscos apresentados por cada CFC é aprovado pela prefeitura, podem retomar. Hoje por exemplo, cinco empresas já presentaram aprovação e estão aptas a voltar a realizar as aulas práticas”, explica a diretora de Educação, Elijane Coelho.

Elijane ressalta que no interior, as aulas retornaram na semana passada, obedecendo orientações municipais”, conclui.

Drive-Thru

Para evitar aglomeração e disseminação do Novo Coronavírus, o Detran lançou o atendimento Drive Thru de Serviços Express. O serviço irá funcionar no container de emplacamento da sede, onde o cliente deverá ser atendido no seu veículo.
A gerente regional do Departamento, Loretta Figueiredo, explica que os clientes que chegarem sem o protocolo de agendamento online, serão encaminhadas para o atendimento Drive Thru. “Se for um atendimento rápido, como esclarecer uma dúvida ou tirar uma guia por exemplo, será realizado no mesmo momento”.

Loretta explica que, ao verificar que se trata de atendimento mais amplo e demorado, os servidores irão orientar como o cliente deve agendar uma nova ida através do site.

O diretor-presidente do Departamento, Rudel Trindade, comenta que o novo formato de atendimento, além de evitar a aglomeração, também irá evitar que os clientes saiam sem nenhum atendimento do órgão”, comenta.

Serão realizados no local:

Serviços Online

– CNH Definitiva
– Renovação de CNH sem atividade remunerada
– Guia para pagamento de provas de renovação Condutor Infrator
– Guia de Licenciamento DPVAT e IPVA
– Recurso de Multas
– Consultas em Geral

Detran Express

– Troca da CNH provisória pela CNH definitiva
– 2º via da CNH
– Permissão Internacional para Dirigir