3 de maio de 2024 - 14:02

Evento que discute o Envelhecimento Ativo reúne sociedade civil e órgãos públicos na Capital

Campo Grande (MS) – Com o objetivo de discutir as políticas públicas voltadas para o envelhecimento ativo acontece hoje (23), na Capital, o evento “Dialoga SUAS”, promovido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast). Segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em Mato Grosso do Sul são mais de 239 mil pessoas com idade a partir de 60 anos, o que é indicado como pessoa idosa segundo o Estatuto do Idoso.

Público do evento contará ainda com palestras e debates

A titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, destacou a discussão e o efetivo cumprimento das políticas públicas para os idosos em MS. “Temos que discutir e debater amplamente, e ainda implementar de fato essas políticas. A reflexão começa de dentro de nossas casas, olhando para esses idosos que nos deram condições de estarmos hoje aqui. Agora é a nossa vez de olharmos para eles e esse é o nosso compromisso enquanto pessoa e profissional”, disse ressaltando o andamento dos trabalhos para implementação, por exemplo, do Fundo Estadual do Idoso e do selo ‘Empresa Amiga do Idoso’.

O decreto presidencial 8.114, de 30 de setembro de 2013, prevê que adesão de ente federado ao Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo implica responsabilidade de priorizar políticas e ações destinadas a garantir os direitos da pessoa idosa.

Deputado estadual Renato Câmara em sua fala

O deputado estadual Renato Câmara, presidente da Frente Parlamentar da Pessoa Idosa, reforçou a importância da discussão em todas as esferas da sociedade. “Seja via executivo, legislativo ou sociedade civil, temos que dar a atenção devida aos idosos. Pela Assembleia Legislativa ampliamos as discussões com os municípios, nos quais mais de 30 aderiram e criaram suas frentes municipais em defesa do idoso”, pontuou.

A programação do evento também inclui a palestra magna do pesquisador Eduardo Meza, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); debate tratando do panorama do atendimento e do desenvolvimento de serviços públicos para idosos e ainda mesa redonda. O evento acontece no Auditório da Escola do SUAS “Mariluce Bittar” – Rua André Pace, nº 630 – Bairro Guanandi.

Também participaram da cerimônia de abertura do evento Adriana Teruya, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social; Sérgio Wanderly, superintendente da Política da Assistência Social da Sedhast; Valdereis Freitas de Souza, presidente do Conselho Regional de Serviço Social– 21º região/MS; Marcela Carneiro, representante do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/MS); Helton Rocha, presidente do Conselho Municipal do Idoso; além de representantes da OAB/MS; executivo e legislativo de MS.

Envelhecimento Ativo – O Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo prevê, entre outros pontos, a promoção do envelhecimento ativo, por meio de criação de ambientes propícios e favoráveis à sua efetivação; a afirmação de direitos e do protagonismo da pessoa idosa na promoção de sua autonomia e independência; articulação intra e intersetorial, para assegurar atenção integral às pessoas idosas e às suas famílias e a integração de serviços em áreas socioassistenciais e de saúde, com fortalecimento da proteção social, da atenção primária à saúde e dos serviços de notificação e prevenção da violência.

Leomar Alves Rosa, assessoria Sedhast | Foto: divulgação