3 de maio de 2024 - 08:23

Estão abertas as inscrições do 3º Concurso de Redação da DPU

A Defensoria Pública da União (DPU), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED), lançou o 3º Concurso de Redação “Mais Direitos, Menos Grades”, com objetivo de promover a reflexão e o debate sobre a situação carcerária do Brasil, assim como divulgar o relevante papel da DPU na prevenção e combate às violações de Direitos Humanos às pessoas em situação prisional do País.

O concurso destinado a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio das escolas públicas brasileiras, inclusive os da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O 3º Concurso de Redação tem como proposta, além da inclusão dos estudantes em cumprimento de medida socioeducativa da EJA, do 6º ao 9º ano, também, aqueles que se encontram em situação prisional nos Estados e nos Presídios Federais.

Serão premiados os estudantes que enviarem as melhores redações sobre o tema do concurso. As três escolas que melhor desenvolverem os planos de sensibilização e mobilização junto à comunidade escolar também serão premiadas. Vale ressaltar que os participantes em situação de privação de liberdade que desenvolverem as atividades de elaboração da redação num período de 12 horas, terão a remissão de um dia de pena.

O concurso tem como parceiros o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Receita Federal do Brasil e a Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Inscrições no link: http://www.dpu.def.br/concursoderedacao

SED/MS