26 de abril de 2024 - 05:59

“Escolas da Autoria Café” reúne profissionais e estudantes do ensino médio em tempo integral

A Secretaria de Estado de Educação (SED) acredita que momentos de reflexão sobre as práticas cotidianas são importantes para o crescimento e melhoria das escolas estaduais. Assim, realiza nesta terça e quarta-feira (20 e 21) a “Escola da Autoria Café”, às 8h, na Unigran Capital, com a participação das escolas participantes do Programa de Ensino Médio em Tempo Integral – Escola da Autoria.

O objetivo do encontro é fazer uma avaliação do processo de implantação da Escola da Autoria, por meio da análise dos desafios e proposições de soluções possíveis, que possam ser aplicadas nas escolas, com o apoio do Núcleo de Ensino Médio em Tempo Integral, Coordenadorias Regionais de Educação e parceiros. Com este evento, a SED propõe interação, discussões em grupos e incentivo à inteligência coletiva.

Na programação, a participação de estudantes das Escolas da Autoria, que vão compartilhar experiências exitosas no desenvolvimento do protagonismo juvenil no cotidiano escolar, bem como os desafios enfrentados nessa nova metodologia. Esse momento será mediado por jovens protagonistas de Pernambuco, Estado que operacionaliza o mesmo modelo de Mato Grosso do Sul.

O Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), parceiro da SED no processo de implementação das escolas de ensino médio em tempo integral, por meio do modelo “Escola da Escolha”, será responsável pela condução e mediação do evento, que tem como proposta o “world café”, metodologia que permite a oferta e o compartilhamento de um café com os participantes e, ao mesmo tempo, promove um processo participativo de diálogo reflexivo e intencional.

Escola da Autoria

Mais do que ampliar o tempo de permanência dos jovens na escola, A Escola da Autoria promove a formação para a vida, buscando ampliar as referências do estudante com relação aos valores e princípios que ele constitui ao longo de sua vida nos diversos meios com os quais interage; desenvolve um conjunto pleno de competências cognitivas, bem como um conjunto de outras competências essenciais nos domínios da emoção e da natureza social; e contribui para a redução do índice de abandono e aumenta a aprovação dos estudantes no ensino médio da Rede Estadual de Ensino.

A proposta da Escola da Autoria trabalha sobre a perspectiva da formação do jovem autônomo, solidário e com as competências necessárias para o século 21. Para que isso aconteça, a matriz dessas escolas atende de forma articulada as disciplinas da Base Nacional Comum e Parte Diversificada, que incluem disciplinas eletivas, projeto de vida, estudo orientado, pós-médio, práticas experimentais e ambientes de aprendizagem entre outras práticas.

A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul conta atualmente com 12 Escolas da Autoria de ensino médio em tempo integral:

Campo Grande

• EE Amélio de Carvalho Baís
  • EE Professor Emygdio Campos Widal
  • EE José Barbosa Rodrigues
  • EE Lúcia Martins Coelho
  • EE Manoel Bonifácio Nunes da Cunha
  • EE Severino de Queiroz
  • EE Maria Constança Barros Machado
  • EE Waldemir Barros da Silva

Corumbá

• EE Julia Gonçalves Passarinho