plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

2 de maio de 2024 - 19:53

Entre planos e desencontros, saúde mental pode – e deve – ser foco permanente

Situações negativas no trabalho podem despertar a ergofobia, que tem tratamento. (Foto: Reprodução)

Início de ano é o período em que as pessoas fazem uma reflexão sobre a vida, repensam os propósitos e objetivos, das promessas e planos. Mais um ano para colocar em prática tudo aquilo que não pode ser realizado. São criadas novas expectativas, sonhos e metas, como cursar uma graduação, ou curso técnico, uma oportunidade de emprego, ter filho, conquistas financeiras, casa, viagens e outros.

Pois, a vida é feita de sonhos, não há anda de errado em ter planos, traçar metas e buscar meios para realizá-los. São eles que nos ajudam a viver melhor, ter motivos para acordar todas as manhãs e correr atrás dos objetivos, trabalhar, lutar e vencer um dia de cada vez.

O ser humano necessita de estímulos que auxiliam na produção de serotonina (popularmente conhecido como hormônio da felicidade), que é o neurotransmissor responsável por quase todos os processos comportamentais humanos, ou seja, somos movidos pelos nossos sonhos.

Mas nem sempre os planos traçados são alcançados. Há imprevistos e impedimentos que independem somente da força de vontade. Em muitas situações os planos são adiados e até interrompidos. Em uma situação adversa é muito importante trabalhar as frustrações, cuidar da saúde mental; Em algum momento da vida ocorrem decepções, perdas, rompimentos e outros.

O tema saúde mental está sempre em discussão, mas afinal o que é ter saúde mental? Como conseguir ser uma pessoa equilibrada com tantas cobranças, deveres, cargas e fardos pesados que ao longo do tempo são acumuladas.

A trabalhadora Auxiliadora Matos relata que em 2023 houve momentos em que sua saúde mental foi afetada. “Tive problemas com crises de ansiedade e depressão, vivi duas perdas de pessoas queridas, minha mãe e uma amiga, também ocorreram outras situações das quais eu não soube administrar, foi um acúmulo de adversidades que me fizeram adoecer, busquei ajuda profissional e agora tomo remédios, outra coisa que tem ajudado muito é o hábito da leitura, leio livro todos os dias”, declarou a Matos.

De acordo com especialistas, alguns hábitos simples podem fazer toda a diferença ao longo da vida, tais como: estabelecer metas alcançáveis nesse novo ano e ciclo que se inicia, não se cobrar tanto se algo não sair como planejado, se permitir errar, cuidados com a saúde física (praticar atividade física), manter os relacionamentos com os amigos, ter momentos de lazer e relaxamento, dormir bem, descanso, buscar auxílio por meio da fé com ajuda das religiões.

De acordo com a psicóloga clínica Giseli Oliveira, o auto-conhecimento pode ajudar e muito na saúde mental. Uma pessoa saudável emocionalmente não será influenciada por opiniões de pessoas que sequer sabem da sua história.

“Para 2024 busque saúde mental, o resto é consequência. Busque estar com sua autoestima alta e não se envolverá em relacionamentos tóxicos, se estiver bem com seu autocontrole, não arruinará suas finanças nem sua saúde, com inteligência emocional, não tomará decisões precipitadas baseadas nas emoções, das quais se arrependerá amargamente. Se você souber qual é o seu lugar no mundo, não ficará tentando “salvar” ninguém e pegando problemas que não são seus”.

“Se você aprender a autorresponsabilidade, não ficará se vitimizando e culpando o mundo por suas dores ao invés de arregaçar as mangas e modificar sua história, a autoaceitação e amor-próprio, não permitirá que nada nem ninguém te impeça de prosseguir e viver os seus propósitos”, conclui Oliveira.

Portal da Educativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *