27 de abril de 2024 - 01:11

Processo de alfabetização em escola indígena de Brasilândia ganha impulso com formação continuada

A Secretaria de Estado de Educação, por intermédio da Coordenadoria de Políticas Específicas para Educação, realizou na semana de 23 a 27 de maio, Formação Continuada aos professores indígenas da Escola Municipal Ofaié Iniexeki, localizada no município de Brasilândia.

A Formação teve como objetivo apresentar as orientações didático metodológicas para o Processo de Alfabetização, tendo em vista a alfabetização em Língua Portuguesa e Língua Materna Ofaié.

Língua Materna Ofaié

Os professores e estudantes do 1° e 2º anos do Ensino Fundamental receberam os livros da Coleção MS Alfabetiza. Os livros possuem textos e atividades que valorizam a cultura, fauna, flora e comidas típicas que contemplam as comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul.

O colorido, os desenhos e a diversidade de gêneros textuais apresentados encantaram os professores e os estudantes que manusearam os livros. Os professores indígenas também participaram da formação sobre a Coleção MS Alfabetiza realizada na cidade de Brasilândia, com a Rede Municipal de Ensino, através do regime de colaboração que o Governo de MS realiza com todos municípios de Mato Grosso do Sul.

Adersino Junior, SED