plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 17:35

Em busca da qualidade de vida e da saúde mental

Você já parou para pensar naquela citação latina, do poeta romano Juvenal, que diz: Mens sana in corpore sano (uma mente sã num corpo são)? A ideia original do autor foi alertar os cidadãos romanos sobre a importância de se pedir, nas orações, ou de desejar na vida, a saúde física e mental. Assim afirmou Juvenal:

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.

Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,

que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,

que suporte qualquer tipo de labores,

desconheça a ira, nada cobice e creia mais

nos labores selvagens de Hércules do que

nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.

Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;

Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.

Na correria do dia-a-dia, o stress , as preocupações, conflitos e desafios que permeiam as relações em sociedade podem interferir na saúde e na qualidade de vida das pessoas. Pensando nisto existem alternativas para evitar o desequilíbrio físico e emocional. Vale a pena conferir algumas dicas de como melhorar a saúde mental por meio da prática de determinadas atividades físicas:

1 – Caminhadas para combater a depressão: Estudos científicos revelam o efeito positivo da caminhada, em torno de trinta minutos por dia, para reduzir a depressão e melhorar a qualidade de vida. Andar esvazia a mente, e faz bem ao espírito e ao corpo, afirmam os pesquisadores.

2 – O sorriso auxilia na diminuição da dor – Rir pode ser um remédio para diminuir dores intensas já que a atitude diminui o ritmo cardíaco e alivia o stress. Por isso é recomendado sorrir mesmo quando não se está feliz.

3 – Respiração como aliada na concentração – A respiração profunda pode ajudar a realizar diversas tarefas ao mesmo tempo com a concentração elevada. Por isso respirar fundo não é uma bobagem para quem quer melhorar a atenção.

4 – Yoga como antídoto ao stress –  Os movimentos da yoga aumentam os níveis de ácido gama-aminobutírico, um neurotransmissor que, quando em abundância, neutraliza a ansiedade e o stress. A atividade também alivia o stress pós-traumático de quem passou por uma experiência muito dolorosa, como acidente, roubo ou perda de alguém querido.

5 – Musculação na redução da ansiedade – A ansiedade provoca nervosismo, apreensão, medo,  preocupação, insônia, dores e limitações físicas. A musculação pode auxiliar na diminuição dos níveis de ansiedade e na qualidade de vida de quem sofre do problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *