26 de abril de 2024 - 16:48

Educativa 104.7 FM divulga ações para defesa e orientação de consumidores

Parcerias com o Procon-MS e o Procon-CG preveem a divulgação de spots com informações sobre como proteger a população nas relações de consumo

O diretor-presidente da Fertel, Bosco Martins; Valdir Custódio, subsecretário do Procon-CG; e Anderson Barão, diretor da Educativa 104.7 FM; após discussão sobre acordo para a rádio estatal divulgar ações do órgão de proteção ao consumidor

Parcerias acertadas entre a Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) e órgãos de defesa do consumidor vão garantir a divulgação de ações de orientação e conscientização da população sobre temas do setor. Tanto o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) como o Procon-CG (Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor de Campo Grande) terão garantidos horários na programação da Educativa 104.7 FM para a divulgação de suas ações, oferecendo dicas e explicando como o cidadão deve proceder se sentir prejudicado em uma relação de consumo.

A parceria com o Procon-MS vinha sendo discutida entre o superintendente do órgão, Marcelo Salomão, e a direção da Fertel. Pelo termo de cooperação, o órgão teria garantidas inserções na programação da Educativa 104.7 FM para apresentar questões relativas à relação entre cliente e as empresas privadas e concessionárias de serviços públicos, apontando como proceder em situações nas quais há risco de ser lesado.

Medida semelhante é discutida junto ao Procon de Campo Grande. Nesta terça-feira (26), o subsecretário do órgão, Valdir Custódio, reuniu-se com o diretor-presidente da Fertel, Bosco Martins, para avançar nas tratativas envolvendo a veiculação de spots (informativos) ao longo da programação da Educativa 104.7 FM, em um esforço que deve envolver outras rádios da Capital.

Bosco Martins e Valdir Custódio discutem parceria entre Fertel e Procon-CG para divulgação de informes de orientação ao consumidor na Educativa 104.7 FM

“Queremos divulgar apenas questões relativas aos direitos do consumidor, por meio de questionamentos de moradores de Campo Grande ao Procon-CG, e que abranjam questões sazonais: energia e outros serviços concedidos, previdência privada, e outros”, disse Custódio. Segundo ele, tal divulgação integra a constituição de uma rede de comunicação com os consumidores, que começa pela rádio e, na sequência, envolverá um canal de vídeos na internet e divulgação via aplicativos de mensagens. “A parceria com a Educativa 104.7 FM seria fundamental nesse sentido, até porque uma de nossas atribuições é levar educação à população”, destacou.

Bosco Martins destacou que a ação, somada à iniciativa do Procon-MS, alinham-se às atribuições do sistema público de comunicação, reiteradas pela gestão do governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel. “É um serviço fundamental a ser prestado para a população, de forma que ela obtenha os subsídios necessários para evitar prejuízos nas relações de consumo. Temos o dever de realizar tal divulgação, dando nossa parcela de contribuição aos sul-mato-grossenses”, salientou.

O diretor da Educativa 104.7 FM, Anderson Barão, e o procurador jurídico da Fertel, Danilo Magalhães, também participaram da reunião com Custódio.

One Comment on “Educativa 104.7 FM divulga ações para defesa e orientação de consumidores”