28 de abril de 2024 - 04:03

Educadores recebem consultoria para melhorar aprendizagem dos alunos da rede estadual de ensino

Campo Grande (MS) – Funcionários da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul e profissionais da educação estadual irão participar do programa “Gestão para Aprendizagem” que começa no dia 23 de setembro. Uma parceria com o Instituto Lemann e Elos Educacional que ajuda as secretarias de educação e escolas a diagnosticarem suas reais necessidades e articularem ações de intervenção pedagógica.

Das 220 secretarias inscritas no programa, apenas 11 foram selecionadas. No Mato Grosso do Sul serão duas coordenadorias regionais, Corumbá e Três Lagoas, com o total de 43 escolas beneficiadas com ações do programa.

Consultoria

Durante os dois anos de programa, o nível estratégico da secretaria, que é formado pela secretária de educação Maria Cecília, pelo chefe de gabinete e sua equipe, receberão consultoria pedagógica com proposta de planejamento e melhoria dos trabalhos das escolas, com foco na aprendizagem dos alunos.

O acompanhamento é mensal pelo sistema EaD (Educação a Distância) e a cada 6 meses acontece o encontro presencial com os gestores onde será analisado todo o processo, como também a construção de metas para melhorar a educação no Estado.

O objetivo é de desenvolver estratégicas, rotinas e instrumentos gerenciais focados em resultados de aprendizagens. Os eixos norteadores do trabalho da consultoria são: diagnóstico, elaboração e implementação do plano de ação da secretaria e avaliação.

Dentro do projeto também há formação para os coordenadores e professores das escolas parceiras. Professores de matemática, língua portuguesa e as demais matérias, serão capacitados para a atuação em gestão de sala de aula com perspectiva de aprimoramento da prática docente. Os professores da rede também recebem formação de dois anos em formato online com módulos semestrais.

Os diretores e coordenadores pedagógicos terão atuação com foco em resultados de aprendizagem dos alunos. A equipe técnica da secretaria de educação responsável pelo acompanhamento pedagógico das escolas também participa do processo formativo.  Após o termino do curso os educadores que completarem o requisito mínimo previsto para atividades de formação, receberão certificado.

“A intenção é que o programa passe por todos os níveis da secretária. Desde a secretária de educação, até o professor dentro da sala de aula. O impacto e as melhorias que pretendemos alcançar abrange todo o sistema educacional” finaliza o coordenador de projetos da Elos Educacioanal, Alex Moreira.

Texto: Lívia Miranda, da Assessoria de Comunica