4 de maio de 2024 - 15:57

É Bonito: projeto ensina noções de turismo com passeios pelos atrativos da região

O projeto ‘É Bonito’, lançado oficialmente nesta terça-feira (8), tem como objetivo ampliar a percepção dos alunos sobre a realidade do turismo na Sera da Bodoquena, proporcionando-lhes perspectivas que estimulem ideias inovadoras e contribuam para formar um cidadão crítico, reflexivo e participativo em seu meio social. A ideia é unir o conhecimento teórico, com as aulas de “Noções Básica de Turismo”  inserida no currículo das escolas da Rede Municipal de Ensino de Bonito por meio da Lei nº 1093, de 11 e julho de 2006, a experiencias práticas, com visitas a empreendimentos turísticos.

Foto: Assessoria

O evento de laçamento do projeto aconteceu no Zagaia Eco Resort Hotel, com os alunos do 6º ao 9º das escolas municipais Durvalina Dorneles Teixeira, João Alves de Arruda e escolas Caminho da Esperança Pestalozzi e Instituto Família Legal. Segundo a coordenadora do ‘É Bonito’, Adriani Faustini, as ações tem caráter pedagógico e inclusivo, buscando desenvolvimento do senso crítico dos alunos.

As atividades estão sendo realizadas apenas aos sábados e domingos, para não comprometer os dias letivos. Neste ano os alunos visitaram também, à Gruta de São Miguel e ao Ecko Parck Porto da Ilha (antiga Ilha do Padre). As visitas são agendadas com antecedência em parceria com os atrativos, que possibilitam o acesso, enquanto cortesia, e com os guias, que atuam como voluntários.

Conhecer Bonito

Projeto semelhante também foi desenvolvido na cidade entre os anos de 2013 e 2016, em parceria com a Atratur (Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região). No último ano, 294 alunos se dividiram entre 23 visitas técnicas a atrativos turísticos e hotéis, além de 4 palestras e 2 atividades de educação ambiental em campo, totalizando 29 atividades.