plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de abril de 2024 - 01:28

Dia da Árvore é celebrado com plantio de mudas e ações educativas na Praça de Bonito

Foto: IASB

A Capital do Ecoturismo não poderia deixar um dia como hoje passar em branco. Mais do que simplesmente representar o Dia da Árvore, a data busca uma conscientização ambiental de toda a comunidade, levantando temas como a importância dos cuidados com o meio ambiente e o quanto a natureza representa para a sobrevivência das espécies. Em Bonito (MS), as ações evolveram crianças e adolescentes, desde atividades nas escolas, até plantio de árvores e oficinas em praça pública.

O IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena) promoveu doações de sementes nativas, oficinas de confecção de árvores de papel e araras e informações sobre a importância das árvores na Praça da Liberdade. Na ocasião também foram anunciados os vencedores dos concursos culturais para criação da logomarca e escolha de mascote do Monumento Natural do Rio Formoso (antiga Ilha do Padre). A ação contou com apoio de várias empresas e instituições do município.

Foto: Jabuty/PMB

A Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Sanesul, também realizou o plantio simbólico de mudas na praça da Marambaia, bairro mais populoso do município, com participação dos alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Izaura Pinto Guimarães.

Segundo o secretário, Alexandre Ferro, o ato tinha um valor mais simbólico, porque o tempo muito seco não é ideal para o plantio de mudas. “Está muito seco. Não estamos na época apropriada para isso ainda e o solo está muito duro. Tentamos fazer os buracos e nem com trator conseguimos e daí acabamos desistindo de uma ação maior. Mas a Sanesul nos procurou e então juntamos as forças e conseguimos materiais para fazer o plantio simbólico” detalhou.

Ainda segundo Ferro, está prevista uma ação nesse sentido para a semana de comemoração do aniversário de 69 anos do município, comemorado no dia 2 de outubro. Ele também usou suas redes sociais para levantar outro ponto importante da preservação das árvores, que o avanço das construções urbanas.

“Hoje é o dia da árvore. Daquelas criaturas magníficas que trazem sombra e ar puro, além de abrigar os pássaros. Porém, há o que comemorar? Qual o sentido disso Tudo? Todos querem ganhar uma mudinha, mas quando cresce, as raízes atrapalham suas vidas, as folhas sujam o chão e daí vamos pedir autorização pra supressão . O quê? A prefeitura foi contra a retirada? Que absurdo, eu pago impostos, ah já sei, um veneninho e resolve. Mas depois, todos se queixam dos 40 graus, da falta de sombra. Com raras exceções. Todos querem uma mudinha, mas são poucos os que as querem adultas! Plantar de qualquer jeito resulta em aborrecimentos futuros. Doar por doar é irresponsável. Enfim, tenhamos mais cuidado e respeito por nossas árvores”.

Cada região do nosso país possui uma árvore símbolo diferente:

Árvore símbolo da região Norte – castanheira;

Árvore símbolo da região Nordeste – carnaúba;

Árvore símbolo da região Centro-Oeste – ipê amarelo;

Árvore símbolo da região Sudeste – pau-brasil;

Árvore símbolo da região Sul – araucária.

Árvore simbolo do centro-oeste, Ipê Amarelo colore as ruas da Capital de MS (Foto: Marcos Ermínio/CGNews)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *