27 de abril de 2024 - 00:10

Desemprego recua e chega a 8,3%, menor em 8 anos

A taxa de desemprego recuou novamente no trimestre encerrado em outubro, chegando a 8,3%, a menor para este período em oito anos. A queda na comparação com agosto ficou em 0,8 ponto percentual. Isso representa um contingente de 9 milhões de pessoas desocupadas, o que é o menor número desde julho de 2015. Com relação a outubro de 2021, são quase 4 milhões de pessoas a menos a procura de trabalho.

Outro recorde foi batido no contingente de pessoas ocupadas, que aumentou 1% na comparação trimestral, somando 99,7 milhões de brasileiros, a maior quantidade da série histórica iniciada em 2012.  Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio Contínua, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE.

Mais um recuo importante foi na taxa de informalidade, que tinha alcançado recorde no ano passado e agora caiu para 39,1% dos trabalhadores. O que equilibrou essa taxa de informalidade foi o aumento do número de empregados com carteira assinada, além da estabilidade dos trabalhadores por conta própria.

Confira mais detalhes na reportagem de Tâmara Freire, da Rádio Nacional para o MS no Rádio: