De volta ao quintal da Jamaica, o Reggae de raiz das almas viajantes

Compartilhe:

Xaymaca Reggae da Educativa FM 104.7 traz neste último domingo de agosto (30) o novo álbum de The Wailing Souls (Almas Viajantes) intitulado “Back A Yard”, que no dialeto em patwa significa ‘de volta ao quintal da Jamaica’. Este é o 25° álbum de estúdio e marca o retorno do grupo ao lendário selo Greensleeves. Lançamento aconteceu nesta sexta-feira,  28 de agosto. Xaymaca Reggae vai ao ar das 22h à meia-noite na Educativa FM 104.7

The Wailing Souls são os representantes máximos da história do Reggae e especialmente da era de ouro da música da Jamaica. Com uma carreira de mais de cinco décadas, combinando as harmonias da Motown com as raízes e sons do Rockers constante ao Reggae e Dancehall e muito mais sua música faz parte da história da Jamaica. Indicado três vezes para o Grammy, o grupo obteve sucessos com melodias clássicas de Reggae de raiz, “War”, “Bredda Gravlicious”, “Firehouse Rock” e o álbum e faixa-titulo de 1992, “All Over The World”.

O icônico grupo The Wailing Souls acabou de lançar hoje dia 28 de agosto de 2020 um novo álbum intitulado “Back A Yard” (No Quintal da Jamaica) no qual encontraremos notavelmente várias colaborações com “Hempress Sativa & Alborosie”!!!

As lendas do Roots Reggae lançaram mais um álbum com produção de Alborosie. Winston “Pipe” Matthews e Lloyd “Bread” McDonald comemoraram cinquenta anos de carreira em 2019 e ainda tem chamas para queimar como os próprios costumam falar sobre essa longa jornada que começou lá nos anos sessenta nas quebradas das favelas de Trench Town, a trajetória desses ”Jovens” tem parcerias realmente de ouro com praticamente todos os artistas músicos ou cantores da velha escola musical jamaicana, isso é sem duvida o que podemos chamar de uma estrada abençoada.

Agora seguindo a filosofia a ”chama ainda está queimando” os rastas se juntam com Alborosie para lançar através do selo (Greesleeves) de Puppa o projeto dois mil e vinte, um material cheio de Roots Reggae (Reggae de Raiz) e mensagem que abordam vários temas da sociedade. O álbum “Back A Yard” (No Quintal da Jamaica), reúne Onze faixais que sem medo de dizer são 11 pedras, com participação do Alborosie e a voz feminina da Hempress Sativa.

A dupla veterana do Reggae de raízes retorna com grande estilo da era de ouro do Reggae Music. O álbum “Back A Yard” (dialeto em patwa para ‘de volta ao quintal da Jamaica’). O conjunto de 11 pedradas apresenta os membros de longa data do grupo, Winston “Pipe” Matthews e Lloyd “Bread” McDonald, no estúdio com o produtor e cantor Alborosie, cujo estudo aprofundado da música jamaicana foi fortemente influenciado pelo The Wailing Souls em seu apogeu no estúdio Channel One na década de 1980. A produção conta com músicos renomados, incluindo o tecladista Tyrone Downie (ex-The Wailers) e o icônico baixista Errol “Flabba” Holt (da lendária histórica banda The Roots Radics). O primeiro single lançado para promover o álbum foi à clássica pedrada “Shark Attack”, uma reformulação da clássica pedrada sucessos da banda dos anos 90, com um verso deejay de Alborosie.

Os The Wailing Souls fazem parte do pequeno grupo sobrevivente dos criadores do Reggae de raízes ainda musicalmente ativos hoje. O lendário grupo data do final dos anos 1960.

Os membros da banda começaram a aprender com o ícone músico e professor de canto de Reggae dos The Wailers, Joe Higgs nos pátios de Trench Town na Jamaica e cantaram ao lado de outros grupos emergentes na época, incluindo Bob Marley & The Wailers. Nos anos 70, The Wailing Souls atraiu o interesse do proeminente produtor de Reggae Coxsone Dodd e começou uma frutífera carreira com várias gravadoras. Quatro décadas depois, o grupo acumulou três indicações ao Grammy, foi elogiado pela crítica por álbuns lançados pela Island Records, Tuff Gong e CBS Records e ganhou um amplo público internacional.

The Wailing Souls teve grande sucesso no início dos anos 90 com canções em trilhas sonoras, incluindo o álbum de ouro certificado para o filme Cool Runnings da Disney. Seu álbum de 1992, “All Over The World”, também alcançou grande sucesso para o grupo, vendendo mais de 800.000 cópias. Eles empurraram os limites musicais do gênero Reggae com esse lançamento, combinando sons de Funk, R&B e Country em suas raízes tradicionais, garantindo sua reputação de pioneiros no gênero.

Combinando as harmonias da gravadora Motown com as raízes e sons Dancehall do Reggae, The Wailing Souls persiste como uma das forças mais poderosas da música jamaicana. Até hoje, o grupo continua a lançar álbuns provocantes e altamente considerados e é um dos artistas de Reggae ao vivo mais populares da cena.

A banda tinha planejado regressará à Europa em 2020 para celebrar o seu 50º aniversário, promovendo o seu excitante novo álbum produzido por Alborosie, que também trabalhou com Gentleman, Sizzla e Black Uhuru. Mas veio a pandemia da Covid 19 e a turnê teve que ser adiado, mas o álbum cumpre a sua agenda foi lançado pela Greensleeves e VP Records.

O remake da pedrada “Shark Attack” do topo das paradas do The Wailing Souls em 1992 foi lançado na sexta-feira, 31 de julho de 2020, para promover o lançamento do álbum do “Back A Yard” (No Quinta da Jamaica) do The Wailing Souls, Produzido na Jamaica por Alborosie com o lendário Flabba Holt do The Roots Radics, a pedrada “Shark Attack” marca um retorno bem-vindo ao selo Greensleeves para os The Wailing Souls. Um lindo vídeo retratando essa pedra estreou no mesmo dia no Reggaeville.

Com o lançamento realizado hoje 28 de agosto de 2020, “Back A Yard” é o 25º álbum do grupo em uma carreira que inclui três indicações ao Grammy de Melhor Álbum de Reggae e uma pioneira aparição em 1992 no The Tonight Show com Jay Leno. Para o álbum “Back A Yard”, Alborosie reinventou um som do final dos anos 80 que ouve nos álbuns do The Wailing Souls para o selo Live & Learn de Delroy Wright, uma época em que o Syndrum estava na vanguarda da produção de Reggae.

“As pessoas dizem que o tempo voa quando você está se divertindo. Eu realmente não posso acreditar que já se passaram 50 anos”, diz Bread McDonald com orgulho compreensível pelo novo trabalho. “Back A Yard” poderia ser um de nossos melhores álbuns, mas acho que nosso melhor ainda está por vir. Pipe Matthews também refletiu sobre a longevidade do grupo no contexto do novo lançamento: “Nossa positividade é o que nos mantém fortes e focados em todos os momentos, para que possamos continuar a espalhar a palavra de justiça ao povo de Jah”.

“Não é nenhum segredo que os The Wailing Souls ajudaram a moldar o som do Reggae desde o primeiro dia”, diz Alborosie, “Fiquei viciado em ouvir o álbum “Firehouse Rock”. Com o álbum “Back-A-Yard”, tive o prazer de trazer de volta uma vibe que eles controlaram no final dos anos 80 e início dos anos 90 e refazer a icônica pedrada “Shark Attack”, uma das minhas músicas favoritas, que trata de problemas que ainda enfrentamos hoje na Jamaica e em todo o mundo”.

O álbum inclui faixas densas e contemplativas como as pedras “This Is The Time” e “All About You” e, como single principal, o álbum revisita uma das composições mais amadas do Wailing Souls, a pedrada “Shark Attack”. Alborosie canta novos versos alternados com Pipe e Bread na atualização, que são interpretados em um vídeo animado e apresentados em um single de vinil de 7 polegadas de 45 rpm de Greensleeves, que foi lançado em 28 de julho de 2020.

A história criativa de Pipe And Bread remonta aos dias de Rock estável da Jamaica em um grupo chamado The Renegades com George Haye. Uma série de mudanças de nome aconteceria na década de 1970, enquanto eles usariam o nome The Wailing Souls para uma faixa chamada “Gold Digger” para o produtor Lloyd Daley em 1970. Naquela época, Pipe And Bread foram acompanhados por Norman “Fats D ”Davis e Oswald“ Sabu ”Downer. Com essa formação, o grupo também fez uma série de gravações importantes para o icônico selo Studio One de Coxsone Dodd, que incluiu “Mr. Fire Coal Man“, “Back Out” e “Things & Time”. Essas gravações foram creditadas para The Wailing Souls ou The Classics.

A estreita associação do grupo com Bob Marley & The Wailers durante essa era incluiu cantar harmonia em “Trench Town Rock” de Marley e ver duas faixas lançadas pelo selo Tuff Gong de Marley em 1972, como Pipe & The Pipers.

The Wailing Souls são porta-estandartes e estão entre os poucos estadistas mais velhos e ativos do nascimento da era dourada da música Reggae. Com uma carreira de mais de cinco décadas, do Rock estável ao Reggae E ao Dancehall e muito mais, seu cânone faz parte da trilha sonora da própria Jamaica. Incluindo pedradas como “Fire House Rock”, “Jah Jah Give Us Life”, “Mr. Fire Coal Man” e “Shark Attack” marcam os pontos altos da criatividade na história do Reggae.

Embora os The Wailing Souls tenham trabalhado com muitas gravadoras ao longo dos anos, incluindo Island Records, Columbia e BMG, muitos associam suas melhores gravações com Greensleeves Records e uma série de álbuns, incluindo “Fire House Rock”, “Inchpinchers”, “On The Rocks” e ”Stranded”. Durante este período, o grupo era conhecido por suas harmonias em quatro partes, que incluíam George “Buddy” Haye e Garth Dennis, anteriormente (e posteriormente) do Black Uhuru. Ambos estiveram no grupo de 1976-1985, começando com a atualização de “Things & Time”.

Com o álbum “Back A Yard”, The Wailing Souls solidifica ainda mais seu lugar entre os maiores nomes da música jamaicana.

Palavras de Carter Van Pelt

VP Records / Alborosie / The Wailing Souls

The Wailing Souls – Back A Yard

Détails Sur Le Produit:

CD (28 août 2020)

Nombre de disques: 1

Label: Vp Records

Asin : B085RTKDMC

Ean: 0054645706810

Catalogue Code: 0054645706810

Title: Back a Yard

Artist/Group: The Wailing Souls

Contributors: The Wailing Souls

Genre: Reggae, Roots Reggae

Style: Roots, Reggae, Dub

Produced By Label/Studio: Greensleeves, 2020

Published By: Ada, 28 Aug 2020

Format: MP3, CD, Vinyl / 12″ Album

Number Of Disks: 1 disc(s)

Tracklist:

I01. Down In Trench Town

  1. This Is The Time
  2. In The House Of Jah
  3. No Chalice Malice
  4. Invisible Wall
  5. Shark Attack feat. Alborosie
  6. Stay Calm
  7. No Money No Love feat. Hempress Sativa
  8. All About You
  9. Eyes On You
  10. Look What’s Happening

 

PRODUCED BY

Alborosie

FEATURED ARTISTS

Alborosie / Hempress Sativa

Fontes:

https://www.vprecords.com/wailing-souls-shark-attack-remake-out-this-friday-ahead-of-release-of-back-a-yard/

http://phonocaster.com/artist-roster/the-wailing-souls/

#RootsReggae

 


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *