26 de abril de 2024 - 21:37

Concurso premia pesquisas de preservação da biodiversidade

O prêmio visa incentivar a inovação científica em tecnologia da informação para proteção da fauna e flora.

Estudantes de mestrado ou doutorado têm até 10 de julho para se inscrever no Prêmio Jovens Pesquisadores, uma iniciativa da Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade. O prêmio visa incentivar a inovação científica em tecnologia da informação para biodiversidade. Serão premiados dois projetos em todo o mundo: um de mestrado e outro de doutorado. Cada vencedor receberá 4 mil euros.

Representantes nacionais

A seleção dos projetos brasileiros será feita pelo Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O projeto, que deve ser redigido em inglês, será avaliado pelos seguintes critérios: originalidade e inovação; uso e relevância estratégica e mensurabilidade e impacto no avanço da informática para a biodiversidade e conservação da diversidade biológica.

O anúncio dos ganhadores será feito em outubro, em Brasília, durante o 23º Congresso de Governança, que será realizado pela primeira vez no Brasil.

Inscrições

Os projetos de pesquisa devem ser encaminhados para o SiBBR/MCTIC pelo e-mail: sibbr@sibbr.gov.br. Podem se inscrever mestrandos e doutorandos matriculados em universidades públicas ou privadas.

É necessário enviar uma descrição do projeto, em que constem a relevância da pesquisa, as questões que devem ser respondidas, metodologia, cronograma, referencial teórico, plano de pesquisa e orçamento. Além disso, os candidatos devem anexar o currículo, assim como uma carta de recomendação do professor orientador.

SiBBr

Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) é o primeiro passo para o Brasil consolidar uma sólida infraestrutura nacional de dados e conteúdos em biodiversidade.

Essa é uma plataforma on-line que pretende reunir a maior quantidade de dados e informações existentes sobre a biodiversidade do Brasil. Seu objetivo é apoiar a produção científica e processos de formulação de políticas públicas e tomada de decisões associadas à conservação ambiental e ao uso sustentável dos recursos naturais, por meio do estímulo e facilitação à digitalização, publicação na internet, integração de dados de livre acesso e uso de informações sobre a biodiversidade brasileira.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Ciência e Tecnologia

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative CommonsCC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil