18 de março de 2024 - 22:46

Comunidade Indígena Ofaié: Filme retrata os sentidos e emoções vivenciados por moradores de Três Lagoas

Na próxima segunda-feira (19) será exibido no Youtube, a partir das 19h, o curta-metragem “Nossa Nascente”,  projeto apoiado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Três Lagoas, por meio da Diretoria Municipal de Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020.

O curta, com duração de 11 minutos, faz parte da finalização da primeira etapa do projeto: Histórias que Nossa Nascente Traz – (Mapeamento e Pesquisa Histórica, Geográfica e Social e Pesquisa Cênica para construção de um Processo Artístico de Contação de Histórias).

De acordo com a diretora, Déia Fernandes, “Nossa Nascente” surgiu de uma curta pesquisa sobre os primeiros povos da Região do Bolsão Sul-Mato-Grossense, Tribo Indígena Ofayé Xavante em 2016, que se solidificou em 2020 com uma vivência xamânica dos integrantes do coletivo gerando o sonho de resgatar a real nascente de Três Lagoas.

“A partir de uma pesquisa mais intensa e um trabalho social, artístico e holístico respaldado em 5 etapas, construímos um processo cênico com o intuito de levar para todo o Brasil a verdadeira história de nossa Cidade e resgatar a sustentabilidade, harmonia homem × natureza e o respeito a ancestralidade”, disse.

PROJETO

O projeto é formado efetivamente por 3 integrantes: Déia Fernandes, Jajá Ribeiro e Hiram Dharma, com colaboração de Roberto Ferreira e Felipe Nascimento na parte técnica.

De acordo com Deia, para a gravação de 11 minutos do curta foram necessários 06 meses de pesquisa e entrevistas com a Comunidade Indígena Ofaié em Brasilândia e as 8 famílias três-lagoenses; 15 dias de construção artística e 18h (02 dias) de gravação e imersão artística).

MENSAGEM DO CURTA

Deia explica que o curta traz a reflexão vinda do próprio povo Ofaié sobre o que eles construíram e o que foi destruído, já que o projeto aborda não apenas o resgate cultural, histórico e folclórico, mas também o resgate de preservação ambiental e equilíbrio do ser humano com a natureza a partir dos ancestrais e verdadeiros donos dessa terra na qual cuidavam, amavam e prosperavam.

“O objetivo deste filme não é interpretar uma história, mas sim os sentimentos vivenciados em todas as histórias contadas por moradores de Três Lagoas, acervo histórico e pelo cacique Marcelo da Comunidade Indígena Ofaié de Brasilândia”, disse.

A diretora espera, com o projeto, levar a história para todos os cantos,  a partir da pesquisa e da Contação de Histórias, às crianças, adolescentes e cidadãos tenham acesso ao que é nosso: contos e cultura.

“O curta Nossa Nascente tem raízes fortes e como artistas queremos levar com a construção do espetáculo a real história, não apenas findada em relatos históricos, mas pelo ponto de vista dos Ofaiés. Por isso, foi desmembrado em 5 etapas, para que todos os viés da Arte Cênica possam ser sentidos nessa história e poder recontar com coerência e honestidade”, finalizou Déia.

SERVIÇO

O curta será transmitido no próximo dia 19 às 19h neste link https://www.youtube.com/watch?v=H0sz7bPZhKw

(ASSECOM -PREF. TRÊS LAGOAS)