26 de abril de 2024 - 10:56

Com recursos estaduais de R$ 2,5 milhões, Anastácio vai revitalizar Hospital Municipal

Recursos da ordem de R$ 2,5 milhões destinados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), somados aos R$ 181,6 mil de contrapartida do Município, vão possibilitar a completa revitalização do Hospital da Associação Beneficente Ruralista de Anastácio (Abramastácio), que consistirá na ampliação e reforma da estrutura atual.

Com a intervenção, o hospital passará de pequeno para unidade de médio porte, dobrando sua capacidade de internação, aumentando os atuais 26 para 52 leitos. Também terá nova salas para psiquiatria, isolamento e cozinha.

Na última quarta-feira (16), o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, recebeu o projeto final da revitalização em reunião com a secretária municipal Aline Cauneto, o presidente do Hospital, Aguinaldo Gonçalves Estadulho, e o chefe da Central de Ambulâncias do Município, Pablo Valério.

A assinatura do convênio para a revitalização e ampliação do hospital de Anastácio aconteceu durante a passagem do governador Reinaldo Azambuja no município, na sexta-feira da semana passada (11).

Na oportunidade, o governador reafirmou que a medida está inserida na estratégia de regionalização da saúde. “Queremos uma saúde de qualidade acessível a todos os cidadãos sul-mato-grossenses”, salientou.

O secretário Geraldo Resende disse que a revitalização trará grandes resultados para a população. “O hospital funciona de verdade e, entre as unidades de pequeno porte, está atendendo seu objetivo. Nesses dois anos de pandemia ajudou muito nos atendimentos”.

O prefeito Nildo Alves, por sua vez, salientou que o objetivo é transformar o hospital de pequeno para médio porte. “Temos um sonho de sermos referência na maternidade, porque os anastacianos ainda não nascem na nossa cidade”, explicou.

Nildo Alves também agradeceu, durante a assinatura do convênio, a parceria do Estado e lembrou os investimentos que são feitos no hospital. “O município transfere 400 mil reais mensais ao hospital fora insumos, profissionais e demais solicitações. É muita vontade de fazer uma boa saúde para nosso município”.

A secretária Aline Cauneto falou da parceria entre o município e o governo do Estado por ocasião da entrega do projeto ao secretário Geraldo Resende. “O caminho é este, eu e a minha equipe seguimos na luta todos os dias por uma saúde melhor. Agradecemos ao governo do Estado pelo investimento. Este é o SUS que queremos e no qual acreditamos”.

Texto e foto: Ricardo Minella/SES