1 de maio de 2024 - 17:47

Com apoio do Mapa, Agraer transfere técnicas de recuperação de pastagens em MS

A Agraer, numa parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, vem, desde 2017, desenvolvendo um trabalho de assistência técnica e extensão rural em recuperação de pastagens degradadas, junto a médios produtores rurais.

O Projeto prevê a realização de capacitação de técnicos e a realização de dias de campo para a difusão de tecnologias aplicadas à reforma e recuperação de pastos degradados. Até o momento já foram realizados onze (11) dias de campo e temos a previsão de realizar mais treze (13), até o final de 2021.

Os técnicos responsáveis pelos atendimentos, aos cerca de 100 produtores envolvidos no convênio, continuam realizando os atendimentos em menor intensidade, devido a pandemia. Porém, em casos específicos e necessários, de forma presencial, sempre respeitando medidas protetivas recomendadas pelos órgãos de saúde.

Os técnicos orientam sobre: correção da fertilidade, escolha da forrageira, divisão de pastos e manejo da pastagem. Segundo a servidora da Agraer e Coordenadora do Programa Rosimeire L. Borges Cardoso, “o manejo adequado das pastagens pode garantir uma vida longa a esses campos forrageiros, reduzindo o custo de produção da atividade pecuária, seja de corte ou de leite, e contribuindo para a conservação dos solos”.

Em Inocência, o servidor da Agraer e Coordenador Regional de Três Lagoas, Jurandir Xavier, recentemente, visitou a fazenda Água Cristalina para coleta de amostras de solo e realização de análise, para posterior recomendação de adubação de manutenção em uma área de Brachiaria decumbens cv Basilisk.

No município de Paraíso das Águas, o técnico Eduardo, acompanhou o manejo da área de capim B. brizantha cv. Marandú reformada em 2019, na Fazenda Boa Esperança, e elaborou, junto com o produtor, o planejamento das próximas ações a serem desenvolvidas na propriedade.

O servidor da Agraer e Coordenador Regional de São Gabriel do Oeste Ivan Macena e o servidor Ramão Braga Ximenes, também da Agraer, prestaram orientações sobre divisão de pastagem e coletaram amostras de solos, na Fazenda Santa Maria, município de Rio Verde de Mato Grosso. Em São Gabriel do Oeste, o produtor atendido foi o Sr. Flávio H. Guimarães, da Fazenda Roselândia. Nessa propriedade, foi registrado um aumento de produção de leite, do início dos trabalhos, de 110 litros/dia para 210 litros/dia, e orientaram também sobre alternativas de suplementação ao rebanho leiteiro.

Este convênio será executado até dezembro de 2021, com produtores assistidos nos municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Camapuã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dois Irmãos do Buriti, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Terenos e Três Lagoas.

Os médios produtores rurais que se interessarem em receber o atendimento da Agraer, poderão entrar em contato com o escritório local destes municípios.

Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer