plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de abril de 2024 - 01:27

Com alta incidência de dengue, prefeitura de Bonito pede apoio da população no combate ao mosquito

Bonito está entre os 14 municípios de Mato Grosso do Sul com alta incidência de dengue em 2017. Até agora foram confirmados 97 casos na Capital do Turismo, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretária de Estado de Saúde (SES) nesta sexta-feira (24). As chuvas frequentes contribuem para a proliferação do mosquito transmissor, o que motivou a Prefeitura a iniciar uma campanha para alertar a população sobre a necessidade de participar ativamente da prevenção e do combate ao Aedes Aegypti, transmissor também da Zica e Chikungunya.

Até agora, foram registrados 5.561 casos de dengue em Mato Grosso do Sul, o que representa uma queda de 90% em relação ao total registrado no ano passado (59.874 casos), quando o Estado sofreu a terceira maior epidemia desde 2010. Apesar da queda significativa nas notificações, as secretarias continuam mantendo o alerta sobre a doença, principalmente devido ao aumento das chuvas com a chegada do verão.

As recomendações são para os moradores verifiquem sempre os seus quintais e proximidades da residência, recolhendo entulhos, recipientes abertos que possam armazenar água (tais como latas, garrafas, tampas, etc.), mantendo caixas ou barris de água fechados com tampa adequada, guardando garrafas viradas para baixo e enchendo de areia até a borda os pratos dos vasos de plantas. Também é importante incentivar os vizinhos para que adotem os mesmos cuidados.

O não recolhimento de objetos que propiciem a reprodução do mosquito é também considerado uma infração – conforme o artigo 3º da Lei número 4.812, de 07 de janeiro de 2016 (que dispõe sobre AC ões de combate, controle, prevenção e redução de doenças pelo vetor Aedes Aegypti em MS, e dá outras providências) – que diz:

“Considera-se infração a manutenção de objetos que propiciem a reprodução de mosquitos, tais como: depósito de pneus a céu aberto, recipientes sob os vasos de plantas, depósitos de lixo ou qual material que possa captar água de chuva ou outros meio que acumulem água e possa tornar-se meio propício para gerar foco do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Zika, Dengue e Chikungunya”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *