plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

27 de abril de 2024 - 00:08

Ciência no Boteco: Ética e inovação tecnológica serão debatidas hoje (23)

Profa. Dra Márcia Medeiros durante cerimônia de colação de Grau da UEMS

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) promove a partir de hoje (23), às 19:30h, na Espetaria JK em Dourados, o festival Pint of Science, evento internacional que promete movimentar bares e restaurantes, discutindo ciência em linguagem informal, de modo a aproximar o conhecimento acadêmico da sociedade.

Em sua edição de estreia, o Pint Of Science irá abordar as Relações entre Ética e Inovação Tecnológica com a Dra. Márcia Medeiros, docente da UEMS com experiência na área de História, especificamente da História Cultural e suas relações com a Literatura e a Saúde. Márcia diz que, no passado, um grande expoente da ciência, Albert Stein, preconizou o temor de que, no futuro, poderíamos nos tornar presas das nossas descobertas tecnológicas. De acordo com ela, esse tempo chegou. “Hoje somos muito tecnologizados, mas nos tornamos, consequentemente, desumanizados”, defende Márcia.

Um exemplo cabal dessa dependência tecnológica, de acordo com a docente, foi a interrupção do aplicativo de mensagens Whatsapp, que nem atingiu a totalidade das 72 horas constantes na decisão judicial, e já deixou muita gente desesperada. “De repente, as pessoas começam a se perguntar: ‘como vou me comunicar com as pessoas sem o whatsapp?’ Como se telefones deixassem de cumprir suas funções básicas, como se somente esse app fosse responsável pela comunicação num país inteiro”.

Este e outros aspectos da interação do homem com a tecnologia rendem implicações humanísticas profundas. Nesse sentido, o campo da Ética se apresenta como um dos mais terrenos mais férteis para que tais relações sejam debatidas e analisadas.

Sobre o Pint of Science

O Brasil é o único país da América Latina a participar da iniciativa, que será realizada simultaneamente em outros 11 países. Para conferir a programação de cada cidade, basta acessar o site www.pintofscience.com.br. No Brasil, o evento será gratuito e as pessoas pagarão somente o que consumirem nos locais em que acontecerão os bate-papos científicos.

Serviço

Dia: 23/05/2016

Horário: A partir das 19h30

Local: JK Espetaria

Endereço: Av. Weimar Gonçalves Torres, 1200 – Jardim Tropical, Dourados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *