6 de maio de 2024 - 18:45

Cia. Dançurbana leva teatro infantil e oficina de dança à Sidrolândia com apoio do FIC

Começa nesta segunda (11 de abril) e segue até quarta (13) em Sidrolândia apresentação de espetáculos infantis e oficina de dança para arte educadores e professores promovidos pela Cia. Dançurbana por meio do projeto ´Aqui, Ali e em Todo Lugar´. A realização conta com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul.

A abertura do projeto será na segunda-feira (11), às 15 horas, com a apresentação do espetáculo ´K-ZUU´ na Câmara Municipal de Sidrolândia.

Na terça-feira (12), às 15 horas, a companhia encena o espetáculo ´R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória´ na Escola Municipal Pedro Aleixo.

Já na quarta-feira (13), das 14h às 18 horas, será realizada a oficina de dança na Câmara Municipal de Sidrolândia.

Além de fomentar a formação de arte educadores e professores da rede pública de ensino com a oficina ´Que dança se dança na escola?´, o projeto ´Aqui, Ali e em Todo Lugar´ busca levar espetáculos de dança para crianças e adolescentes, aproximá-los das Artes, oportunizar o acesso à cultura, abrindo um novo horizonte de possibilidades.

Com 20 anos de atuação, a Cia Dançurbana se dedica à criação de espetáculos infantis desde 2017. Os espetáculos que são apresentados em Sidrolândia, ´K-ZUU´ e ´R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória´, são fruto da experiência do grupo com a comunidade escolar. Para as criações destes trabalhos o grupo propôs a transversalidade de linguagens: poesia, brincadeiras, teatro, música, palhaçaria, contação de história e dança.

Espetáculo ´K-ZUU´ foi criado para crianças de 0 a 7 anos – primeiro setênio – Nomeado em referência ao instrumento musical kazoo, a onomatopeia que sugere o som de alguns insetos e a imagem do casulo invólucro que protege alguns seres em processos de transformação, o espetáculo ´K-ZUU´ se inspira na imagem da metamorfose de uma lagarta para criar um ambiente referenciado pelo próprio ciclo da criança: o desenvolvimento do ser, unidade onde o que é físico, anímico e espiritual se misturam.

Espetáculo ´R.U.I.A´ foi criado para o público de 7 a 14 anos – segundo setênio – Voltado para aqueles que tem entre 7 e 14 anos, período em que acontece o desenvolvimento das relações sociais, da memória cronológica e da compreensão da ligação entre causa-efeito, o espetáculo ´R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória´ recria o recrear e lança mão de estímulos e objetos que são ressignificados e reinventados para propor um ecossistema habitado por criaturas mimológicas, brincadeiras e jogos da infância.

Além de Sidrolândia, o projeto também será realizado em Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Dourados e Campo Grande. Mais informações em www.dancurbana.com.br/Fanpage ou pelo Instagram.

Com Informações da Fundação de Cultura MS

Fotos: Vaca Azul