26 de abril de 2024 - 03:00

CGE-MS promove 2ª etapa do Estudantes no Controle para mais de 100 pessoas

A segunda etapa do projeto Estudantes no Controle acontecerá nesta terça-feira (31), a partir das 9h, no auditório da Receita Federal, localizado na avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, 3 Jardim Veraneio, em Campo Grande (MS).

De acordo com a equipe da Ouvidoria-Geral do Estado, da Controladoria-Geral de Mato Grosso do Sul (CGE-MS), que está à frente da coordenação do Projeto, a expectativa é de que aproximadamente 130 pessoas entre estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE), professores e convidados prestigiem o evento.

Esta fase do Estudantes no Controle corresponde à presença das equipes em assistir a peça teatral “O Auto da Barca da Cidadania” que trata sobre a importância do controle social nas ações do poder público e será apresentada pela equipe do Teatro Imaginário Maracangalha.

Atuando desde 2006, o grupo teatral desenvolve ações de arte pública e trabalho continuado, pesquisando teatro de rua em formato 360º. Cortejos e intervenções urbanas são suas marcas tradicionais.

Os trabalhos desenvolvidos pela companhia são abertos à toda comunidade e o grupo faz da autogestão seu modo de organização e manutenção. Subsidia suas ações com contribuições dos membros e do público que colabora no chapéu das apresentações nas ruas além de eventuais projetos e prêmios.

Estudantes no Controle

O Projeto tem o objetivo geral de promover a cidadania fiscal e a participação social, estimulando o reforço de valores éticos universais, fundamentais no enfrentamento da corrupção, por meio de ações práticas de exercício de cidadania ativa, para que os participantes assumam uma postura de protagonismo na escola, que se expressa no compromisso com a conservação do patrimônio público (levando à reflexão-ação sobre problemas, causas e soluções no contexto escolar) e com a disseminação de conhecimentos e práticas de participação e controle social nas suas comunidades.

A parceira da CGE-MS é a Secretaria de Estado de Educação (SED). Ao todo, estão inscritas 37 escolas da REE somente dos municípios de Campo Grande, Jaraguari, Terenos e Sidrolândia, conforme o edital. O Estudantes no Controle é composto por cinco etapas que devem ser executadas de acordo com o cronograma a ser divulgado posteriormente:

• Participação dos professores orientadores na Oficina Preparatória (Dias 10, 13 e 17 de maio);
  • Presença na apresentação da peça teatral “O Auto da Barca da Cidadania” (Dia 31 de maio);
  • A realização da Auditoria Cívica;
  • A execução coletiva do Desafio;
  • A divulgação da Tarefa Especial que este ano tratará da divulgação, no âmbito da comunidade escolar, das Cartas de Serviços, disponibilizadas pelo Poder Executivo Estadual nos sites das secretarias, autarquias e fundações ou diretamente no site www.cartasdeservicos.ms.gov.br.

Karla Tatiane, CGE-MS
Arte: Karenini Komiyama