2 de maio de 2024 - 17:17

Caso Facebook: rede social é acusada de rastrear mensagens no Android

Facebook está sendo acusado de manter um registro com dados sobre as ligações e mensagens de texto (SMS). O caso foi descoberto na semana passada por um usuário da Nova Zelândia e chamou a atenção da imprensa internacional. A rede social computa os números de telefone e os nomes, mas também o dia, a hora e o tempo de duração das chamadas. A rede de Mark Zuckerberg se defendeu neste domingo (25). Em uma postagem no blog oficial da empresa, o Facebook diz que a coleta de dados é para oferecer uma melhor experiência no Messenger e no Facebook Lite e que não repassa ou vende esses dados para terceiros.

Mais uma polêmica sobre a privacidade dos usuários atinge Facebook (Foto: Marvin Costa/TechTudo)
Mais uma polêmica sobre a privacidade dos usuários atinge Facebook

Este novo caso chega em meio ao turbilhão vivido pelo Facebook nos últimos dias por conta do Cambridge Analytica. Cerca de 50 milhões de pessoas tiveram informações vazadas para a empresa de marketing político.

Foi o que motivou Dylan McKay a puxar todos os dados da rede social: pelas configurações é possível fazer uma cópia de tudo o que o Facebook tem registrado. Ao analisar as informações, o neozelandês viu que a rede havia armazenado dois anos de ligações e mensagens realizadas de um smartphone Android. O log continha o registro completo, incluindo se era uma chamada feita ou recebida, o nome, a duração, a data e o número de telefone do contato.

O Facebook usa as informações colhidas para o algoritmo de sugestão de amizade – adicionar um amigo no WhatsApp e aparecer o contato como sugestão também na rede social, um exemplo. O acesso a esses dados só é feito caso o usuário dê a permissão à lista de contatos do celular. Isso é feito de uma forma mais explícita agora no Facebook Lite e no Messenger. Mas nem sempre foi assim.

Registro de chamadas disponível no Facebook (Foto: Reprodução/Ars Technica)

Até o Android 4.1 Jelly Bean, após permitir acesso a lista de contatos, o aplicativo poderia ver automaticamente informações de ligações, SMS e MMS. A partir daí, o sistema deixou de coletar essas informações por padrão. O problema é que mesmo depois desta modificação os desenvolvedores ainda sim podiam forçar a visualização desses dados, por meio da API antiga. Foi o que fez o Facebook.

Google só corrigiu essa brecha no Android em outubro de 2017, quando cancelou por completo o uso da API da versão passada. Com isso, o Facebook também deixou de registrar as ligações e mensagens do celular, como relatam usuários na Internet. No iOS (iPhone) sempre funcionou de outra forma. Alguns apps podem ter este tipo de acesso, mas apenas com permissão da Apple – como não é o caso do Facebook.

Facebook Messenger solicita sincronização com os contatos do celular (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

O que diz o Facebook

O caso ganhou bastante repercussão na mídia e arranhou ainda mais a reputação do Facebook em relação à privacidade, já abalada pelo caso Cambridge Analytica. Em resposta, a rede social afirmou que o registro de histórico de chamadas e de texto é uma função opcional do Messenger e do Facebook Lite, no Android. Os usuários devem ou não concordar em usá-las. Além disso, a empresa de Zuckerberg reforça que não vende ou fornece essas informações para terceiros.

O que você pode fazer?

Ao excluir contatos, registros também são apagados (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)Ao excluir contatos, registros também são apagados (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

1. Exclua os registros: de todo modo, a rede social mantém opções de excluir estes registros por completo. No link (https://www.facebook.com/mobile/messenger/contacts) é possível deletar todos os números de contatos ligados ao seu perfil que o Facebook tem cadastrado. Ao clicar em ‘Excluir’, os metadados de chamadas e mensagens também são apagados.

2. Desative a sincronização: no Messenger, você também pode cancelar a sincronização de contatos. No app, clique na sua foto para abrir o menu de configuração. Em seguida, clique em ‘Pessoas’. Clique em cima de ‘Sincronizar Contatos’ e desative.

3. No Facebook Lite: vá até o menu e escolha ‘Configurações’. Em ‘Configurações do Aplicativo’ desmarque a opção ‘Carregamento de contatos’.