plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 18:36

Carreta adaptada do Hospital de Amor possibilita acesso a exames para mulheres no Rede Solidária

A parceria entre o Programa Rede Solidária, desenvolvido pelo Governo do Estado e gerido pela Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) e o Hospital de Amor de Barretos, possibilitou acesso rápido a exames essenciais para saúde da mulher e prevenção ao câncer.

Nesta terça e quarta-feira (19 e 20), a carreta adaptada está na sede do Programa Rede Solidária II, no bairro Jardim Noroeste, em Campo Grande. Foram disponibilizadas e agendadas 200 vagas para realização de exames.

Para a enfermeira responsável pela carreta, Magda Barbosa das Neves, a parceria com iniciativas como a do Rede Solidária, auxilia na busca por prevenção e tratamento. “Com o trabalho itinerante, nós encontramos muitas mulheres com seus exames atrasados ou que nunca tiveram acesso, nunca haviam feito um preventivo já com idade avançada. Esse tipo de exame é essencial para um diagnóstico precoce e encaminhamento para tratamento, aumentando muito as chances de cura, tanto para doenças sexualmente transmissíveis quanto para o câncer de colo de útero e câncer de mama”.

A iniciativa contou também com a participação da faculdade Unigran.  Através do curso de Enfermagem, as mulheres que participaram da ação receberam orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos. “Além das orientações que fazem parte da prevenção de muitas doenças, nós também estamos aplicando um questionário para revelar quem são essas mulheres que estão procurando o serviço de saúde, se estão com exames em dia, qual a realidade de cada mulher, para podermos traçar nossas estratégias de atuação na área da saúde aqui no Rede Solidária e na região que ele abrange”, explica professora Geovana Caroline Motta, supervisora de estágio do curso de enfermagem da instituição.

Luciana Ribeiro feliz pelo atendimento prestado na Carreta do Hospital do Amor

Uma das beneficiadas com a ação é a moradora do bairro, Luciana Ribeiro, que comemorou a oportunidade. “A gente espera por muito tempo no posto de saúde para poder agendar e fazer exames como esses, e a pandemia atrapalhou mais ainda a gente conseguir fazer e cuidar da saúde. Aqui foi com hora marcada, sem fila e muito rápido. Agora a expectativa é para fazer a mamografia”.

Segundo Marivânia Delmondes, assistente social da unidade II do Rede, uma falha no mamógrafo irá se reverter em uma nova data em que a carreta estará de volta ao programa. “Foi uma adversidade que vamos contornar com essa nova data e com o encaminhamento direto das mulheres que estavam agendadas aqui, para fazerem o exame no Hospital de Amor, no bairro Aero Rancho. As mulheres entenderam a importância de cuidar da saúde e estão parceiras conosco nessa ação. Atendemos mulheres de diversos bairros de Campo Grande e até da área rural”.

Para ser atendida pelo Hospital de Amor e ter acesso aos exames gratuitamente, não é necessário pedido ou indicação médica, basta agendar previamente os exames e ir a sede do hospital. Após o resultado, as pacientes são encaminhadas para iniciar o tratamento, se necessário, na própria unidade.

Deise Helena, Rede Solidária  
Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *