Uma das estrelas musicais da 13ª. Edição do Festival América do Sul Pantanal, o musico Carlinhos Brown se apresenta daqui a pouco no palco principal do FASP 2016, na Praça Generoso Ponce, em Corumbá. No inicio da tarde, durante a passagem de som, ele já demonstrou como será sua performance , cantando até em espanhol.
Como muitos elogios ao povo corumbaense, ele falou das belezas da cidade e da culinária, que segundo ele, “não fica devendo nada para a Bahia”. o cantor baiano foi muito bem corumbaenses, que promete lotar a praça, mesmo com a chuva fina que cai na cidade desde a noite de sexta-feira.
No trajeto para o auditório do Centro de Convenções, conheceu o cururueiro pantaneiro, o mestre Sebastião Souza Brandão, 73 anos, fazedor de viola-de cocho, cantador e agora roteirista de documentários. Durante a visita, ele cantou para o visitante uma das conhecidas cantigas da brincadeira pantaneira e ainda presenteou-o com uma miniatura da viola-de-cocho. Brown falou da importância da troca e da união dos povos por meio da cultura e da importância da valorização das culturas populares, citando o ritmo pantaneiro, cujo instrumento artesanal foi declarado bem imaterial nacional.
Texto: Rose Rodrigues
Foto: Francisco Ribeiro