5 de maio de 2024 - 04:31

Caravana da Saúde realiza 70 mil atendimentos em 6 meses

A Caravana da Saúde, por meio dos projetos ‘Opera MS’ e ‘Examina MS’, ofereceu atendimento médico e bem-estar a mais de 70 mil moradores de Mato Grosso do Sul atendidos pelo programa. A nova edição chegou no momento exato: dezembro de 2021, após a pandemia do Coronavírus represar, por quase dois anos, as cirurgias eletivas e exames diagnósticos nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, a Caravana da Saúde, a Caravana superou índices anuais em apenas seis meses de execução do programa.

“Ao todo, 30 municípios fizeram adesão aos projetos somados aos 39 estabelecimentos de saúde composto por hospitais públicos, contratualizados e privados, além das clínicas particulares. Juntos, todos realizaram 76.300 procedimentos dos quais 66.173 foram exames diagnósticos e 10.127 foram cirurgias eletivas. Nesta temporada foram oferecidos mais de 90 tipos de procedimentos sendo alguns nunca realizados em edições anteriores da Caravana da Saúde. Além disso, com apoio do governador nós prorrogamos por mais um mês o programa, até 30 de novembro, para que as cirurgias e exames fossem realizados”, explicou o secretário.

Em seis meses de execução da Caravana da Saúde, em média 388 pessoas foram atendidas por dia pelos projetos ‘Opera MS’ e ‘Examina MS’ no Estado. Enquanto a média anual de produção é de 7,7 mil cirurgias ao ano, foram realizadas 8,8 mil cirurgias em seis meses. Os municípios com as maiores proporções de procedimentos foram: Fátima do Sul, Santa Rita do Pardo, Campo Grande, Anastácio, Cassilândia, Ivinhema e Camapuã.

No caso de Maurício, a catarata já o impossibilitava de trabalhar. “Tenho uma oficina mecânica, não estava mais enxergando e não conseguia trabalhar. Por não enxergar bem, acabei perdendo a minha carteira de motorista. Então, dei entrada pelo SUS lá em Dourados e consegui fazer a cirurgia que precisava aqui em Sidrolândia. Fui muito bem recebido aqui pelo hospital que possui uma equipe muito boa. Agora, depois da cirurgia, o primeiro passo é renovar a minha carteira de motorista e voltar a trabalhar na minha oficina”, comemora o idoso.

Apta à mesma cirurgia, a dona de casa Isaura Arantes Iara, de 68 anos, residente em Nova Andradina, conta que foi atingida pela pandemia e que precisou esperar dois anos até que surgisse a oportunidade de realizar a cirurgia de catarata. “Não estava mais enxergando quando procurei um médico, fiz todos os exames e daí veio à pandemia e parou tudo. Quando melhorou e voltou esse programa procurei a Secretaria Municipal de Nova Andradina, que no mesmo instante me chamou para o exame e, logo depois, a cirurgia aqui em Sidrolândia. Antes, quando eu limpava a casa ficava olhando para o chão para ver se via alguma sujeira, mas não conseguia enxergar nada, agora isso vai mudar e fico muito feliz porque vai ajudar muito no meu dia a dia. Acho que o governo deveria continuar fazendo programas assim para ajudar a todos que precisam de uma cirurgia ou exame”.

Devair Pizone, de 64 anos, residente no município de Bodoquena conta que desde 2014 apresenta problemas na visão e que foi intensificada por seqüelas de outra doença. “Desde esta época tentava pegar um óculos, mas não conseguia. Precisei fazer um exame, mas não o fiz por ser muito caro. Mais recente, há uns três meses voltei a procurar o médico e consegui o encaminhamento, fiz a consulta e me chamaram aqui para Sidrolândia. Quando cheguei, achei que era para pegar um óculos e me disseram que eu iria fazer a cirurgia porque seria necessário, até assustei, mas não tenho o que reclamar, o pessoal daqui é atencioso e eles sabem que mexer com ‘veio’ não é fácil. Agradeço a todos pela oportunidade”.

Parceria com hospitais e municípios

A Diretora Administrativa do Hospital Elmíria Silvério Barbosa, de Sidrolândia, Roseli Correia, destaca a importância deste programa e a parceria com o Governo do Estado. “A Caravana da Saúde por meio dos projetos ‘Opera MS’ e ‘Examina MS’ é um programa muito bonito e conseguimos atender grande parte da população que estava na fila. Para nós é muito gratificante ver a alegria do paciente ao ser atendido. Além das cirurgias de catarata, nós também fizemos cirurgia-geral, ortopedia e cirurgia ginecológica. Nós estamos felizes em atender essa demanda do Estado”.

Para a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (COSEMS/MS) e Secretária Municipal de Saúde de Santa Rita do Pardo, Maria Angélica Benetasso, a Caravana da Saúde foi importante para todos os municípios. “Houve uma significativa redução das filas de esperas para exames e cirurgias, que ficaram represados devido à pandemia, tanto de cirurgias ortopédicas, oftalmológicas e as mais diversas especialidades, alguns praticamente zeraram as filas”.

Rodson Lima, SES
Fotos: Bruno Rezende