26 de abril de 2024 - 14:41

Campanhas para preservação dos direitos infantis alertam para Carnaval seguro

Da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos (SNDCA/MDH) aos municípios do interior do país, o alerta para o período de Carnaval é a mesmo: ‘criança feliz é criança protegida’.  Para reforçar a ideia, várias campanhas, em todo os lugares do Brasil, incluindo em Mato Grosso do Sul, foram lançadas.

Campanha divulgada em Bonito MS

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso do Sul (CEDCA), em parceria com a Comissão Intersetorial de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituída por decreto presidencial em 2007 para construção de uma política integrada para o enfrentamento da violência sexual cometida contra crianças e adolescentes, lançou a campanha ‘Brinque o Carnaval sem brincar com os direitos das crianças e adolescentes’, que também está sendo usada nos municípios do interior, com os contatos das autoridades locais.

Já na Capital o tema é “Uma cidade para viver e ser feliz, protege quem não terminou de crescer”, que tem o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infanto-juvenil no período de carnaval.

Em cenário nacional, a campanha ‘Respeitar. Proteger. Garantir – todos juntos pelos direitos da criança e do adolescente’ chama atenção para os diferentes tipos de agressões, que vão desde abandono,  exploração sexual, trabalho infantil até uso de drogas e álcool, que muitas vezes são fornecidos pelos próprios familiares.

A campanha nacional também alerta para outro problema muito sério e comum em períodos festivos, o riscos de desaparecimento de crianças. Veja o vídeo: