plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de abril de 2024 - 23:14

Campanha da UFMS busca conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue

A 8ª edição da campanha “PET Sangue Bom” vai começar nesta terça-feira, 1º de junho. A iniciativa busca  conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância de contribuir com o banco de reserva de sangue do Hemosul MS.

De acordo com o tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) da Educação Física, professor Júnior Vagner Pereira da Silva, responsável e idealizador da campanha, a intenção é  com as unidades de coleta de sangue. “Essa ação tem sido de grande importância para a formação e educação dos petianos sobre a importância da doação de sangue, assim como para a composição do quadro de doadores. Alguns estudantes nunca realizaram a doação de sangue, e agora são doadores frequentes,  adotaram essa ação como uma filosofia de vida e um comprometimento com a comunidade e o próximo”, disse.

Neste ano participam da campanha os seguintes grupos PET: Educação Física, Computação, Sistemas, Farmácia e Química, da Cidade Universitária; Pedagogia e Ciências Sociais, do Campus de Naviraí; Enfermagem e Geografia, do Campus de Três Lagoas; e Agroflorestal do Campus de Chapadão do Sul.

A professora e tutora do PET Pedagogia e Ciências Sociais do Campus de Naviraí, Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis, destaca que a  integração entre os grupos  favorece a maior divulgação das informações sobre a relevância da doação de sangue. “A integração se torna cada vez mais importante, no sentido de ganhar força. Então com muitas mãos, muitos braços, acabam indo mais longe as informações, as notícias, enfim, o conhecimento. A possibilidade de integração ajuda muito nesse sentido, para que alcance um público cada vez maior, especialmente nesta temática de doação de sangue”.

Conscientização e doação

A campanha “PET Sangue Bom” será realizada em duas etapas: a primeira consiste na formação e conscientização. Estão programadas palestras de orientação sobre os benefícios aos doadores e às pessoas que recebem a doação, as características dos doadores elegíveis e os cuidados que devem ser tomados.

A gerente de Relações Públicas e Comunicação Corporativa da rede Hemosul-MS, Mayra Franceschi irá falar sobre os “Desafios do processo de doação de sangue e medula óssea na rede Hemosul MS em tempo de pandemia”. O evento será on-line, transmitido pela plataforma Google Meet, a partir das 18 horas. A palestra é aberta a toda a comunidade e não há necessidade de inscrição prévia.

No dia 9 de junho ocorrerá a palestra “Doação de sangue e medula óssea” com a enfermeira do Hemosul de Três Lagoas, Mariana Spirandeli. Para o dia 17 de junho está agendada a palestra “Mitos e verdades na doação de sangue”, com a farmacêutica-bioquímica e professora visitante da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (FACFAN/UFMS), Elvira Maria Guerra Shinohara. Ambas os encontros estão marcados para as 18h.

A segunda etapa do evento será em julho, com a cooptação de doadores e a doação de sangue em si. A atividade está prevista para acontecer de 21 a 30 de julho, e nos dias 1º e 2 de agosto. Haverá cadastro prévio dos estudantes interessados em participar da campanha. “Serão seguidos todos os cuidados de biossegurança em conformidade com as normas atuais e com o protocolo adotado pelo Hemosul ”, enfatiza o professor e coordenador da ação, Júnior da Silva.

Mais informações sobre a campanha “PET Sangue Bom” podem ser obtidas no perfil do PET- Educação Física UFMS.

 

Com informações de Lidiane Antunes

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *