29 de abril de 2024 - 00:31

Bonito discute implantação de semáforos em trechos congestionados

Com aumento de veículos nas ruas da cidade, o Poder Público de Bonito está discutindo a implantação de semáforos em alguns cruzamentos considerados mais críticos. Nesta semana a presidente da Câmara Municipal, vereadora Lúcia Miranda apresentou indicação cobrando agilidade na instalação do equipamento. O diretor do Demtrat (Departamento Municipal de Transporte e Trânsito) Paulo Xavier, destacou que foi encaminhado um ofício ao Detran (Departamento Nacional de Trânsito) solicitando uma visita técnica nos locais indicados.

“O prefeito Odilson Soares já encaminhou ofício ao Detran para que eles possam viabilizar a visita do pessoal da engenharia pra fazer levantamento nos locais indicados. Estamos aguardando um posicionamento, mas estou bem otimista”, afirmou Xavier.

Segundo indicação da presidente da Casa de Leis, é necessária a instalação de semáforos em três cruzamentos da Rua 29 de Maio, via que dá acesso ao Bairro Marambaia, mais populoso do município. São eles na 29 de Maio com Rua Luís da Costa Leite Falcão, Rua 24 de Fevereiro e Rua Cel. Pilad Rebuá. O cruzamento entre a Rua das Flores com Rua Monte Castelo também foi citado. “Nesses trechos os motoristas avançam sobre as faixas de pedestre existentes para terem visibilidade suficiente e atravessar a via”.

Enquanto a solicitação é analisada pelo órgão nacional, o Demtrat tem contado com apoio da Guarda Municipal para controlar o trânsito em horários de maior movimento. “Há congestionamentos, mas ainda não existem informações de acidentes nesses trechos, por isso mesmo já intensificamos as ações para evitar que isso acabe ocorrendo”, acrescenta Xavier.

Mudanças de sentido

Desde o dia 10 de outubro de 2016 começaram a valer as alterações no trânsito de Bonito, tanto no sentido das vias principais, como nas vagas de estacionamento. Motocicletas ganharam vagas exclusivas, assim como idosos e deficientes. A principal rua da cidade, Pilad Rebuá, virou mão única, com sentido balneário/ centro e a Rua Luiz da Costa Leite, o sentido contrário. As mudanças se estendem as ruas transversais da região central, que agora tem sentidos intercalados.

As alterações foram financiadas pelo Governo do Estado, que liberou R$ 3 milhões para sinalização viária urbana das ruas centrais de Bonito e pavimentação e drenagem pluvial dos bairros Jardim Marambaia e Jardim Boa Vista.