plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Bonito deve ganhar centro de castração gratuita para cães e gatos

Reunião do Conselho Municipal de Saúde debateu a implantação do programa de castração gratuita em Bonito

O município de Bonito, no interior de Mato Grosso do Sul, pode dar um passo importante em relação a diminuição de animais de rua e ao prolongamento de vida de cães e gatos através da castração. A instalação de um programa de castração gratuito já está sendo discutida entre representantes do Poder Público e instituições defensoras dos animais desde o ano passado e ganhou força com a aprovação do projeto pelo Conselho Municipal de Saúde, uma vez que a legislação do município já autoriza esse tipo de serviço desde o ano 2000.

Na última semana uma reunião, com a presença do deputado estadual Marcio Fernandes aumentou ainda mais a expectativa de quem sonha em ver o programa em funcionamento. Ele se comprometeu a doar o valor necessário para aquisição dos equipamentos, por meio de emenda parlamentar, algo em torno de R$ 85 mil. O valor foi estimado com pelo montante utilizado na instalação do centro cirúrgico em Campo Grande.

Conforme o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e veterinário, Luiz Eugênio de Miranda Sá, o Centro de Controle de  Zoonoses da cidade tem estrutura física para receber o projeto, conforme determinação do Conselho Regional de Medicina Veterinária, apenas sendo necessárias adequações.

“Se tivesse alguma clínica no município habilitada, esse serviço poderia ser terceirizado, como não tem o município vai ter que adequar a estrutura física, terceirizar a mão de obra, por meio de contrato ou concurso, estabelecer meta, entre 20 ou 25 animais por semana e instituir programas educativos sobre a adoção e maus-tratos. Um dos critérios de prioridade para a definição dos animais que serão castrados é passar pela assistência social, porque o programa tem que ser voltado para a população de baixa renda. Se a gente não coloca isso acaba virando decisão política, indicação e não é esse o objetivo”, detalha.

O secretário de Saúde do Município, Nivaldo Inácio, se comprometeu a organizar a estrutura física do CCZ para receber os equipamentos e agilizar o processo no que for possível, para que o programa seja instituído na cidade ainda neste ano.

Entre os principais benefícios da castração estão a longevidade e a prevenção de doenças mediadas por hormônios como infecções e tumores, além de resultar em uma importante diminuição no número de animais de rua, além é claro, de refletir diretamente na saúde pública, gerando economia na saúde pública, no que seria gasto com medicamentos e profissionais para atender casos ligados a zoonoses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *