plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 10:35

Bom Dia Campo Grande: Dia D da Diálise terá apoio de clínicas médicas da Capital

Jonatas faloiu sobre campanha focada na conscientização sobre hemodiálise ao Bom Dia Campo Grande. (Foto: Pedro Amaral)
Jonatas Bueno Santos falou sobre campanha focada no apoio à hemodiálise ao Bom Dia Campo Grande. (Foto: Pedro Amaral)

A mobilização do dia de hoje (29 de agosto) em todo o país, denominada Dia D da Diálise, busca sensibilizar as autoridades para a necessidade de aumentar os investimentos neste setor. O tema da campanha é “Vidas Importam: a diálise não pode parar”, e a organização é da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), em parceria com as clínicas de hemodiálise de todo o país.

O médico nefrologista Jonatan Bueno Santos falou sobre a crise enfrentada no tratamento dos pacientes com problemas renais em entrevista ao Bom Dia Campo Grande, da Educativa 104.7 FM.

“A falta de investimento na terapia renal substitutiva torna inviável a manutenção e a extensão das clínicas de nefrologia. A defasagem de repasse para os pacientes do SUS chega a 30% “, alertou Jonatan.

Em Campo Grande a campanha é apoiada por três clínicas  –Clínica Pró Renal, Clínica Sim e Clínica Hiper Rim- e pela Associação Beneficente dos Renais Crônicos de MS (ABREC). Mais informações podem ser obtidas no site www.vidasimportam.com.br, ou nas páginas do movimento nas redes sociais Facebook e Instagram).

O que é hemodiálise – Segundo a Wikipedia, hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue, como se fosse um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a ureia.

A hemodiálise é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.

Os dados estatísticos apontam que mais de 120 mil brasileiros têm insuficiência renal e fazem hemodiálise no país. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a cada ano 21 mil pessoas entram nesse grupo.

As principais causas do problema são a hipertensão, o diabetes e o uso excessivo de anti-inflamatórios, vendidos sem controle nas farmácias. Segundo os especialistas, esse tipo de medicamento, se consumido rotineiramente ou em excesso, pode provocar lesão nos rins.

Sintonize – O Bom Dia Campo Grande vai ao ar na Educativa 104.7 FM  de segunda à sexta-feira, das 7h às 8h, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa, na aba Ouça a Rádio.

A produção é de Rose Rodrigues e Allisson Ishy, com apresentação de Diana Gaúna, Bosco Martins e Anderson Barão. O ouvinte pode participar por meio do WhatsApp 99333-1047 ou pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com, enviando sugestões, críticas ou comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *