26 de abril de 2024 - 06:05

Bom Dia Campo Grande: agosto movimentado traz ex-presidenciáveis e lideranças políticas a MS

Partidos encaminham discussões para eleições municipais de 2020 e incluem ex-governadores como possíveis candidatos; Ciro Gomes, Fernando Haddad e expoente do PSL anunciam vinda à Capital
Eleições para prefeito e vereador serão realizadas em 2020 em todo o país. (Foto: TSE/Reprodução)

O mês de agosto segue agitado politicamente em Mato Grosso do Sul e Campo Grande, com a vinda ao Estado de lideranças nacionais e ex-presidenciáveis para ajudar os partidos a se organizarem para as eleições municipais de 2020. Só na Capital, dois ex-governadores seguem cotados como pré-candidatos a prefeito e, nos próximos dias, reuniões darão encaminhamentos aos projetos de cada agremiação.

As informações foram apresentadas pela jornalista Daniela Benante no Bom Dia Campo Grande desta sexta-feira (9), após ela acompanhar sessões plenárias da Câmara Municipal da Capital e da Assembleia Legislativa. “Parece que as eleições estão muito longe, mas, para os partidos, o tempo corre depressa. Todos estão articulando, atrás de novas filiações e de definir candidatos a vereador e prefeito”, afirmou aos microfones da Educativa 104.7 FM, reiterando que, nas duas Casas Legislativas, o tema “eleições” foi constante.

Em 2020, entram em vigor novas regras eleitorais que proíbem os partidos de fazerem coligações na eleição proporcional –para as vagas de vereador. Com isso, as legendas tentam tirar do papel projetos que incluam as chapas puras, incluindo os pré-candidatos a prefeito e o planejamento de ações para a disputa.

Nesta sexta, o MDB reúne sua cúpula em Campo Grande. O vice-líder do partido na Assembleia, deputado estadual Renato Câmara –ele mesmo um dos pré-candidatos a prefeito de Dourados–, a ideia é fortalecer as bases no interior e avaliar quem está interessado em disputar as eleições ou deixar o partido.

A reunião do MDB será comandada pelo ex-governador e presidente regional André Puccinelli, na presença da senadora Simone Tebet e do ex-senador Waldemir Moka, bem como de deputados estaduais e vereadores que integram a Executiva estadual. Um dos temas que deve ser discutido é a pré-candidatura de Puccinelli à Prefeitura de Campo Grande.

Mais partidos

Ao longo do mês, mais três partidos devem acelerar seus debates sobre as eleições. Daniela apurou que os ex-presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) já têm presença confirmada em Campo Grande, enquanto o PSL –partido do presidente Jair Bolsonaro– articula a vinda de uma liderança nacional para participar de um grande ato de filiações.

Em 16 de agosto, Ciro Gomes deve discutir os rumos do PDT para 2020 e ministrar palestras em universidades. No dia seguinte, acontece o ato do PSL, segundo informou o deputado estadual Renan Contar –segundo ele, no mesmo ato, devem haver lançamentos de pré-candidaturas a prefeito e vereador. O nome da liderança do PSL que participa do evento na Capital e também em Três Lagoas vem sendo mantido sob sigilo.

Em 23 de agosto, Fernando Haddad participa de encontro do PT. Segundo o deputado estadual Cabo Almi, o partido tem 42 possíveis nomes a serem escalados para disputar vagas em Câmaras Municipais. Em relação a Campo Grande, ele e o também deputado Pedro Kemp disputam a pré-candidatura a prefeito com o ex-governador e ex-deputado estadual Zeca do PT, que já confirmou o projeto político por meio de redes sociais.

“Agosto vai ser bem movimentado no campo político”, salientou Daniela, que segue acompanhando as novidades do setor para a Educativa 104.7 FM.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.