plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 22:31

Bom Dia Campo Grande aborda o registro automático de empresas

Presidente da JUCEMS, Augusto de Castro. (foto: Iasmin Biolo)

O registro automático de empresas é uma novidade implantada pela Junta Comercial de Mato Grosso do Sul, o lançamento foi na última terça-feira (02/07) e para falar sobre a o sistema o Bom Dia Campo Grande recebeu o presidente da JUCEMS, Augusto de Castro, para conversar com Maristela Cantadori e Celito Espíndola sobre os benefícios da automatização do registro de empresas.

O registro é mais uma etapa do processo iniciado em 2015 pela administração estadual, em parceria com o Sebrae e outras instituições do setor produtivo. A intenção é desburocratizar e oferecer mais agilidade e segurança no processo de abertura de empresas em Mato Grosso do Sul. A estratégia do governador Reinaldo Azambuja é trabalhar fortemente o governo digital, e-gov, para promover a desburocratização dos serviços públicos e agilizar os processos com segurança e eficiência.

Segundo Augusto de Castro, “Hoje nós fazemos uma checagem via sistema e liberamos em até 3 dias úteis o registro. A partir de amanhã lançaremos o registro automático, um processo que permite que a obtenção do CNPJ seja imediato para o interessado.”, afirma.

Com a Junta Digital, lançada em 2018, o tempo gasto pelo empresário foi reduzido de 35 para 3 dias para se ter em mãos toda a papelada que autoriza a firma a entrar em atividade. Agora, com a implementação do registro automático, esse prazo pode cair para poucos segundos, dependendo da natureza e complexidade do empreendimento.

A implantação do registro automático da junta comercial foi autorizada pela deliberação plenária da Jucems nº 002 de 19 de junho de 2019, publicada em Diário Oficial e que “Autoriza e disciplina os procedimentos para a adoção do registro automático de empresas, de que cuida a medida provisória nº 876, de 13 de março de 2019, no âmbito desta junta comercial do estado de Mato Grosso Do Sul – Jucems, mediante a utilização dos sistemas informatizados de registro com a funcionalidade específica no sistema de registro mercantil/SRM”.

Para criar uma empresa agora basta acessar o site www.jucems.ms.gov.br. “O serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. É possível para constituição de empresário, empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI) e Ltda. O usuário tem o documento aprovado em milésimos de segundo, com o registro e CNPJ gerados automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana. Para o empreendedor, é mais uma barreira que cai. A junta agora cumpre um papel fundamental, facilitar o ambiente de negócios em nosso estado”, explica Augusto.

Jucems Digital

Augusto de Castro comenta “Essa é uma reivindicação de muito tempo do sistema produtivo”. (foto: Iasmin Biolo)

A primeira etapa do projeto Jucems 100% digital começou a operar em novembro de 2018 após um longo período de ajustes e adequações. O projeto começou em 2015 e contou com o intercâmbio com as juntas comerciais de nove estados, além do diálogo com contabilistas, empresários e demais usuários. Hoje, serviços como constituições, alterações, extinções e arquivamento de outros documentos de interesse do empresário, além de emissão de certidões, podem ser feitos a qualquer horário do dia.

O atendimento pela internet já está disponível aos 79 municípios sul-mato-grossenses, evitando que empresários, contadores e advogados façam o deslocamento físico para resolver as questões até os postos de atendimento. “Nosso objetivo é facilitar, com a digitalização nós conseguimos distribuir todos os processos. Antes nós atendíamos 22 municípios, hoje com a digitalização estamos nos 79 municípios.Nosso foco é melhorar o ambiente de negócios, é buscar o desenvolvimento.”, explica Augusto.

Outra vantagem é que a documentação necessária para cada serviço está pré-definida no sistema, com atendimento centralizado, facilitando na tomada de decisão e incentivando o empreendedorismo no estado.

A entrega física de documentos é desnecessária, isso acontece por meio do serviço online, com autenticação do material via certificação digital: A2 para pessoa física e A3 para pessoa jurídica.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite aos ouvintes começarem o dia sempre bem informados, por meio de um noticiário completo, quadros temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa. Dúvidas, comentários e sugestões podem ser encaminhados pelo WhatsApp (67) 99333-1047 o pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *