28 de abril de 2024 - 06:11

Balneário de Bonito será fechado para instalação de sistema de tratamento de efluentes

O Balneário Municipal ficará fechado entre segunda e sexta-feira da próxima semana (de 20 a 24) para implantação de um novo sistema sustentável de tratamento de efluentes, que conforme a Secretaria de Turismo do Município, consiste consiste em uma fossa com filtro anaeróbico e um sistema que já trata os efluentes no próprio local, evitando a contaminação do rio e do solo está entre o que se tem de moderno em soluções desse tratamento, sendo sustentável do ponto de vista ambiental, que também reflete no socieconômico.

A instalação complementa as reformas efetuadas no atrativo após os sérios danos causados pelas chuvas no início do ano, as quais incluíram – em sua primeira fase – a reforma da ponte de acesso (semidestruída pelas chuvas), a remoção, substituição e dragagem de areia, o transporte de pedras, podas de árvores, a reforma da quadra de vôlei e o plantio de grama.

Também foram reformados os muros e degraus de pedra às margens do Rio Formoso, os deques de madeira. As trilhas foram revitalizadas, recebendo areia, postes e cordas de isolamento novos.

Planta da reforma dos banheiros, já efetuada

Já a segunda fase abrangi a implantação de medidas voltadas para o saneamento básico, visando garantir a preservação ambiental do local com o tratamento correto de resíduos, melhoria do abastecimento de água potável e construção de instalações de esgotamento sanitário adequadas.

Após a revitalização completa dos banheiros, que incluíram a substituição dos azulejos do piso e da parede, e a troca dos vasos, mictórios, chuveiros e pias, além da substituição completa das telhas, a forração com PVC e pintura, terá início na próxima semana a instalação das caixas, com capacidade para 36.000 litros cada, apropriadas para receber efluentes (dejetos) dos banheiros .

Planta do novo sistema sustentável para tratamento de efluentes.

Com informações de Prefeitura de Bonito