27 de abril de 2024 - 09:28

Atrações musicais gratuitas animam a Semana do Artesão

A 16ª Semana do Artesão, que será realizada de 19 a 26 de março, oferece vários espetáculos musicais com entrada franca.

Na abertura da semana, na terça-feira, dia 19, no Bioparque Pantanal, sobe ao palco Bella Donna Trio às 15h30 e Ana Paula Ferreira e Matheus Violino, às 17 horas. O Bella Donna Trio é um grupo musical formado exclusivamente por mulheres. É um grupo criado para fazer parte dos momentos especiais da vida das pessoas, se apresentando em casamentos e eventos.

Na quarta-feira, 20, é a vez do cantor Matu Miranda às 19h30. O cantor Matu Miranda está numa fase nômade, desde o início da pandemia, quando deixou o Ceará, onde morava, para se movimentar e se fixar mais no Rio de Janeiro.

Para Matu, compor é a maneira como ele se percebe no mundo. “É a linguagem que me permite desaguar o que eu sinto dentro da minha existência, compor é um refúgio, é uma cura também. A canção reúne a imagem, o som e é muito completa a engenharia da canção neste sentido, de conseguir traduzir coisas muito profundas e densas e comunicar com tanta gente”.

Quinta-feira, dia 21, a atração é Flor de Pequi, às 19 horas. A Flor de Pequi é uma banda de Campo Grande que traz em seu repertório o tradicional forró pé serra, xote, xaxado, baião entre outros ritmos regionais. Além de difundir o gênero em diversas apresentações por Mato Grosso do Sul, o grupo se prepara para gravar músicas autorais.

Na sexta-feira, 22, sobe ao palco da Explanada Ferroviária o cantor Dieguinho, às 19 horas. O músico nasceu e foi criado na capital Morena, o pagode e o samba entraram na vida dele aos 12 anos durante uma roda de amigos.

Tendo como referências Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Só Pra Contrariar, Molejo e outros, hoje Dieguinho vive da música acompanhado de seu fiel cavaquinho que aprendeu a tocar lendo revistas.

Sábado (23) haverá o Café na Praça, na Morada dos Baís, com apresentação musical de Erika Espíndola, às 10 horas, é a vez do Grupo Tradição, às 19 horas.

Erika Espíndola começou sua carreira em maio de 2011 com a banda Mr. Willie Blues Band. Em seguida, montou a banda Black Tie (posteriormente Black Di Boá), de quem foi vocalista por 5 anos. Ainda no primeiro ano de apresentações na cidade, Erika foi indicada na categoria de melhor vocalista no prêmio Rock do Mato, blog do portal da MTV, e obteve o segundo lugar.

Já o Grupo Tradição iniciou suas atividades em Campo Grande/MS em 1995 e lançou seu primeiro CD “Tradição”, em 1997. Conhecido por misturar sons e trazer novidades ao cenário musical brasileiro, o Tradição garante que sua raiz sertaneja está intacta.

Com suas duas sanfonas, violão, baixo, bateria e um vocal aprimorado, conseguem mostrar o valor e a alegria da música brasileira, viajando de sul à norte e de leste à oeste, valorizando todas as culturas do país.

Para fechar a programação de shows da Semana do Artesão 2022, no domingo, dia 24, vai haver uma apresentação infantil para a garotada, na Explanada Ferroviária: é o grupo Batucando Histórias vai se apresentar às 17 horas. O Batucando Histórias veio para alegrar a garotada.

Integrante do grupo, Wancleya Arce fala um pouco sobre a história do grupo. “Desde 2017 a gente iniciou nossa trajetória com música, contação de histórias, brincadeiras musicais, a gente vem trazendo esta bagagem com muita música dentro da nossa história, e está sendo muito satisfatório”.

Karina Lima, Comunicação FCMS
Foto: Bruno Rezende