26 de abril de 2024 - 21:47

Asfalto da MS 345 “é salto para a rota do desenvolvimento”, destacam lideranças de Bonito

Rodovia receberá nome do pioneiro Luiz Cardoso, o Baiano, precursor da integração rodoviária Aquidauana-Bonito

A concretização da Rota do Desenvolvimento do Sudoeste será uma realidade com o asfaltamento da MS 345, garantida pelo governador Reinaldo Azambuja, destacaram nesse fim de semana o deputado Felipe Orro (PSDB) e o jornalista Bosco Martins, diretor-presidente da Rádio e TV Educativa (RTVE). Junto com outras lideranças de Bonito, Orro e Bosco Martins participaram de ato promovido no distrito de Águas de Miranda, principal povoado a ser beneficiado pela infraestrutura viária..

IMG2175 JABUTY
Jardineira do Baiano, primeiro transporte de passageiros e cargas entre Aquidauana e Bonito. (Foto: Reprodução)

Durante o ato, realizado na Colônia de Pescadores do distrito de Águas de Miranda para apresentação do projeto AquaPET, Orro, Bosco Martins e o vereador de Bonito Pedrinho Jovem dos Santos (SD) receberam reivindicações da comunidade que se mostrou agradecida pela decisão do governo em acelerar o asfaltamento da MS 345. Bosco Martins destacou o alcance da obra e sua importância para a concretização da Rota do Desenvolvimento, caminho pelo qual o governo projeta investimentos em infraestrutura para respaldar os investimentos e projetar o desenvolvimento sustentável da região, por meio do turismo e outras atividades produtivas. Bosco Martins associou a obra à rota do desenvolvimento em alusão a evento que será realizado nesses próximos três dias para debater o desenvolvimento, em ato da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento junto com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur)

IMG2173 JABUTY
MS 345 vai encurtar distância entre Bonito e Campo Grande e promover integração do Sudoeste (Foto: Cézar@bonitomundo)

“Os dois governos que antecederam Reinaldo não deram ouvidos ao grande clamor das aproximadamente 800 famílias do distrito”, disse Bosco Martins. O vereador Pedrinho da Ponte aproveitou para propor a denominação da rodovia (SD) homenageando o pioneiro Luiz Cardozo, o Baiano, precursor do transporte de passageiros e de cargas pela MS 345, por meio de “jardineira”.

Baiano recebeu títulos de Cidadão de Bonito em maio de 1994 e Cidadão Aquidauanense em agosto de 1995. Avô do arquiteto e urbanista Jean Carlo Cardoso da Cruz, Luiz Cardozo “simboliza” a aspiração pela integração da região, Na época da efervescência comercial, concentrada em Aquidauana, Baiano fazia a “ponte” até Bonito, garantindo o trânsito de pessoas e o abastecimento das cidades do Sudoeste. Ao lado da atividade laboral, Cardozo, como bom nordestino, animava as festas locais com paródias e repentes, liderando a promoção de bailes e quermesses.

A proposta foi logo agasalhada pelo deputado Felipe Orro, que pediu a formalização de projeto pela Câmara, prometendo apoio na Assembleia Legislativa para oficializar a denominação da rodovia.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, serão asfaltados 73 quilômetros entre o distrito de Águas de Miranda e outros 30 km do distrito até o entroncamento “21”, em Aquidauana. Serão investidos cerca de R$ 340 milhões