Durante a apresentação dos resultados do último trimestre de 2017, Mark Zuckerberg declarou que mudanças feitas na mídia social fizeram com que houvesse enorme queda na audiência do site.
A rede social diz que a redução na exposição de vídeos virais foi o principal causador da diminuição da audiência em 50 milhões de horas a menos por dia, também de acordo com a rede, essa decisão foi tomada para melhorar a experiência e bem-estar do usuário com o site.
Mas existem número a se comemorar, o número de usuários ativos pelo mundo, subiu de 1,37 bilhão para 1,4 bilhão em apenas três meses, e os usuários ativos por meses flutuam acima de 2,13 bilhões de pessoas.
Por conta destes números o mercado de ações castigou o Facebook, com queda que 4,8%, 10 dólares a menos com ação cotada a 177,91 dólares.
Mas calma, o Facebook está muito longe de quebrar, continua fazendo muito dinheiro, somente no último trimestre de 2017, foram R$40 bilhões em impulsionamentos, um aumento de invejáveis 47% na receita.
Em 2017 a rede social foi alvo de duras críticas por conta de problemas com Fake News e a suposta influência da Rússia nas eleições norte-americanas se valendo da plataforma. Isso levou o Facebook promover mudanças.
“2017 foi um ano forte para o Facebook, mas também difícil. Em 2018, estamos focados em deixar claro que o Facebook não é só divertido de usar, mas também bom para o bem-estar das pessoas e para a sociedade”, escreveu Zuckerberg.
De acordo com o dono do Facebook este ano será para arrumar a casa, mostrando que seu foco voltou ao seu carro chefe.
Mudanças significativa para usuários do mundo inteiro serão feitas no algoritmo da rede social, uma delas irá diminuir a quantidade de postagens de páginas nos feeds dos usuários. Isso quer dizer que as fanpages poderão perder força.
Dentro dessa lógica a filosofia se inverte, pois o usuário verá mais postagens de amigos do que se seguidores, que segundo Zuckerberg, desagradou alguns investidores.
Para o Brasil, caso essas mudanças aconteçam antes das eleições, irá mudar todas as estratégias de marketing digital, tornando mais competitivo o espaço nas redes e fazendo com que pessoas engajadas em determinada campanha façam a diferença.