O modelo cívico militar implementado pelo Ministério da Educação tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares.
Os militares atuam no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico. Participam da iniciativa militares da reserva das Forças Armadas, que são chamados pelo Ministério da Defesa. Policiais e Bombeiros Militares também poderão atuar, caso seja assim definido pelos governos estaduais e do Distrito Federal.
Em Mato Grosso do Sul três escolas estaduais funcionam no modelo cívico militar. Uma dessas unidades, inaugurada no ano passado, em Campo Grande, é a escola Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias, localizada no bairro Jardim Anache.
O colégio tem 420 alunos matriculados. O estabelecimento está alicerçado na tríade: educação, comportamento e cidadania.
O assunto você confere no Informe da Educativa: