O AgroEducativa desta semana, exibido pela TV Educativa, apresentou reportagens especiais e inéditas neste domingo.
O programa destacou a importância e os cuidados em casos de acidentes com animais peçonhentos, conheceu de perto o cultivo do feijão-preto, leguminosa adaptada para a região Centro-Oeste, continuou com a série de exibições das belas imagens e depoimentos da comitiva pantaneira e, claro, ensinou uma nova receita: salada com feijão-verde.
Confira no AgroEducativa:
No verão a combinação de calor e chuva se torna ambiente ideal para proliferação de animais peçonhentos, os acidentes com esses tipos de animais podem ser evitados.
Entre as principais recomendações estão:
- Não coloque as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou pedras. Caso seja necessário mexer nestes locais é sugerido o uso de um pedaço de madeira, enxada, etc.;
- Inspecione roupas, calçados, toalhas de banho e de rosto, roupas de cama, panos de chão e tapetes, antes de usá-los;
- Afaste camas e berços das paredes e evite pendurar roupas fora dos armários. Não deixe que lençóis ou cobertores, sobre as camas e berços, encostem-se no chão. Escorpiões e aranhas podem utilizá-los como apoio e se abrigar entre esses tecidos e travesseiros;
- Nivele as frestas das calçadas, pisos, paredes e portas;
- Coloque uma barreira de proteção na parte inferior das portas;
- Mantenha os domicílios e depósitos livres de insetos e roedores;
- Deixe as lixeiras sempre tampadas e com sacos plásticos.
O feijão, é muito consumido pelos brasileiros, o legume proteico está presente no prato da maioria da população que consome cerca de 16 kg in natura/hab./ano. A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) por meio das pesquisas desenvolvidas adequou o feijão-preto para ser cultivado na região Centro-Oeste.
AgroEducativa
O programa da Rede E aborda as inovações no campo e notícias do agronegócio. É apresentado pelo jornalista Osmar Bastos e vai ao ar todo domingo, às 9h30, com reprise às terças, às 7h30, pela Rede E, no canal 4.1.