26 de abril de 2024 - 11:49

Agraer irá prestar assistência técnica no Projeto de “Cultivo Protegido em Estufa Agrícola” no município de Antônio João

Um convênio entre a Prefeitura Municipal de Antônio João através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento resultou num projeto de implantação de 12 estufas agrícolas para produção de olerícolas, principalmente o tomate, sendo que a assistência técnica para os produtores rurais beneficiados será do escritório da Agraer do município de Antônio João. Essas estufas estão sendo construídas nas propriedades dos agricultores familiares contemplados pelo projeto.

A entrega da primeira estufa agrícola, ocorreu no último dia 22 com a presença da Prefeita Municipal Márcia Marques, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Jayme Schneider, do Coordenador Regional da Agraer de Ponta Porã Antonio Carlos Peixoto, do Coordenador Municipal da Agraer de Antônio João Alexy Damiani e demais autoridades, na propriedade do Senhor Valdete Franco, no Assentamento Vera Nilda.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento, Jayme Schneider, a ideia surgiu da necessidade do aumento, da qualificação na produção de tomate e da necessidade de rastreabilidade da produção no município, que já é conhecido como a “Capital do Tomate do Mato Grosso do Sul”, após uma visita da Ministra da Agricultura Tereza Cristina no município. Com o desenvolvimento do projeto apareceram outros objetivos como capacitar os agricultores e desenvolver técnicas de cultivo e manejo para o aumento da produtividade da olerícola.

Para a prefeita Márcia Marques, o principal objetivo é incentivar o agricultor familiar e mostrar que esse projeto piloto, irá contribuir para a segurança alimentar e a geração de renda das famílias.

O Coordenador Regional da Agraer Antonio Carlos disse que uso das estufas agrícolas possibilita melhor desenvolvimento dos plantios, aumentando da produtividade, proporcionando maior número de colheitas no ano, aumenta a quantidade e qualidade da produção, independentemente das variações climáticas e que a Agraer é parceira da Prefeitura Municipal para prestar assistência técnica ao agricultores familiares, através do escritório local do município de Antônio João.

Texto e fotos: Escritório da Agraer de Ponta Porã