1 de maio de 2024 - 22:51

Agepan realizou mais de 750 atendimentos a usuários no primeiro semestre

Junho teve o maior número de atendimentos na Ouvidoria da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) dos últimos quatro meses. Foram registradas 128 solicitações. Saneamento básico e transporte intermunicipal de passageiros lideraram os atendimentos.

No fechamento do semestre, em junho, os registros na Ouvidoria tiveram aumento em relação aos últimos três meses. Informações lideram os contatos

As solicitações incluem tanto reclamações quanto dúvidas e pedidos de informação que são resolvidos já no contato com o atendente, sem precisar formalizar queixa e que não demandam outros procedimentos para solução.

Em todo o primeiro semestre de 2021 o número total de registros chegou a 758, sendo o saneamento e o transporte rodoviário os serviços mais demandados, com 391 e 320 ocorrências, respectivamente. Janeiro e fevereiro apresentaram os maiores números mensais – 164 e 154. Março mostrou redução, com 107, média mantida entre abril e maio, com elevação nos atendimentos em junho.

“A Ouvidoria é um canal essencial para a Agência ouvir o cidadão, para saber se os prestadores estão solucionando os problemas, oferecendo o serviço com qualidade, recebendo corretamente as reclamações nas centrais de atendimento”, ressalta o diretor-presidente da Agepan, Carlos Alberto de Assis. “Essas demandas ajudam não só a resolver o problema de um consumidor, como podem melhorar procedimentos para o atendimento de todos”.

Serviços

Em junho, as principais solicitações foram sobre o transporte rodoviário de passageiros: 66 atendimentos, superando os dois meses anteriores, que tiveram 48 registros cada, e mantendo a tendência de aumento, já que em março houve 39 casos.

O saneamento, prestado pela Sanesul e fiscalizado pela Agência em 67 cidades, aparece em segundo lugar, mantendo números muito próximos das solicitações apresentadas no último trimestre. Nesse último mês foram 53 registros; em maio, 51; e em abril, 45.

Energia elétrica somou 9 solicitações em junho e 38 no semestre; rodovias (referente à MS-306), não teve solicitações registradas no último mês, e no semestre foram 9. Gás canalizado (fornecido pela MS-Gás) foi o único serviço em que usuários não contataram a agência reguladora para informações ou reclamações.

Classificação

Os pedidos de informação e esclarecimentos têm sido a principal motivação para os contatos dos usuários. São oportunidades em que a Agepan orienta sobre soluções que devem ser buscadas no prestador do serviço, instrui se determinado encaminhamento dado pela empresa está correto, sobre direitos ainda desconhecidos e outras dúvidas. Das solicitações recebidas em junho, 122 se enquadram na classificação de informação; 4, em reclamações; e 2, em denúncia.

O balanço semestral também tem a maioria de informações: 705. As reclamações somaram 38; e as denúncias, 15.

Canais

Diversos meios estão disponíveis para o atendimento do usuário na Agepan. Por telefone, e-mail, presencialmente ou registrando direto no sistema eletrônico e-Ouvidoria, os clientes dos serviços regulados e fiscalizados podem entrar em contato e registrar uma solicitação.

Conheça os canais:

Sistema e-ouvidoria (http://ouvidoria.agepan.ms.gov.br/), acessível na webe disponível no aplicativo MS Digital
E-mail: ouvidoria@agepan.ms.gov.br
Telefone: 0800 600 0506 para a maioria dos serviços
Telefone: 0800 727 0167 para energia elétrica
O atendimento presencial é feito na sede da Agepan, em Campo Grande, das 7:30 às 13:30, de segunda a sexta-feira.

Gizele Oliveira, Agepan