26 de abril de 2024 - 04:00

Aeroporto de Bonito vai receber R$ 300 mil para obras de reforma e ampliação

Recursos são do Fundo Nacional de Aviação Civil

A Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura autorizou o início de obras e a realização de licitações em quatro aeroportos regionais nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Serão R$ 41,8 milhões em investimentos do governo federal com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), que vão possibilitar melhorias para os passageiros e segurança operacional nos aeroportos de Angra dos Reis/RJ, Bonito/MS, Cascavel/PR e Sorriso/MT.

Para o Aeroporto Regional de Bonito estão previstos R$ 300 mil para obras de reforma e ampliação da SCI (Seção Contra Incêndio de Aeródromo) . Conforme publicação do Ministério de Infraestrutura, o projeto básico está aprovado e autorizado para que o Estado do Mato Grosso do Sul realize o procedimento licitatório para execução de obras, que fazem parte da terceira e última etapa de obras do convênio vigente.

Bonito já teve as obras de pavimento concluídas em 2019 e está com edital publicado para fornecimento e instalação de PAPI (sistema de ajuda visual à navegação aérea), dentro da parceria entre Estado e ministério.

Administração Estadual

O Aeroporto Estadual de Bonito passou a ser administrado pelo Estado de Mato Grosso do Sul em junho de 2017. Desde então foram feitos vários investimentos para garantir o funcionamento do local e também ampliação da capacidade. A ultima obra entregue foi em julho de 2019 com o recapeamento da pista de pouso e decolagem e outros serviços executados com recursos próprios e do governo federal. Os investimentos somam R$ 4 milhões, sendo R$ 2,8 milhões liberados pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e R$ 1,2 milhão de contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul.

A reforma no aeroporto foi coordenada pela Seinfra (secretaria estadual de Infraestrutura), que é responsável pela administração, operacionalização e manutenção do aeródromo. A obra concluída consta de recapeamento e drenagem da pista de pouso e decolagem, que tem uma extensão de 2.000 metros, e das áreas de taxiamento e pátio das aeronaves. Também foram executados serviços de sinalização, enleivamento e recomposição ambiental.