plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de julho de 2024 - 17:26

Abertura da III Semana Estadual Antidrogas é marcada pelo lançamento de Política Estadual

Com objetivo de orientar as ações do Poder Público e da sociedade em geral no combate ao comércio e consumo de entorpecentes, foi lançado oficialmente nessa terça-feira (19.6), durante a abertura oficial da III Semana Estadual Antidrogas de Mato Grosso do Sul e I Semana Municipal sobre Drogas, que acontece em paralelo à XX Semana Nacional Antidrogas, a Política Pública Estadual Sobre Drogas de Mato Grosso do Sul. O decreto que aprova a medida foi publicado na edição de segunda-feira (18.6) do Diário Oficial do Estado.

Presidente do Cead, Denise Souza e Silva.

Durante o seu discurso a presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Cead), Denise Souza e Silva, agradeceu ao governador Reinaldo Azambuja pela sensibilidade, uma vez que essa política estava pronta desde o ano de 2011 e, só agora, foi sancionada. “Estamos vivendo um momento histórico em MS, pois essa medida coíbe a discriminação, garantindo um tratamento igualitário às pessoas que se envolveram com o uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, além da realização de ações de prevenção ao uso de entorpecentes”, pontuou.

De acordo com o Decreto, também está previsto a realização de ações de prevenção como à implementação de programas e projetos. “Este ano centramos a mobilização nas redes de ensino para aqueles profissionais que irão fazer o trabalho na ponta, pois tudo acaba culminando na escola. Nosso olhar está voltado para esses profissionais no sentido de sensibilizar a própria sociedade em relação a eles, por isso, a importância de oferecer capacitação aos professores. Prepará-los para trabalhar a prevenção na sala de aula é fundamental”, destacou a presidente do Conselho.

Chefe de gabinete da Sejusp, coronel Ary Carlos Barbosa.

Representando a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o chefe de gabinete, coronel Ary Carlos Barbosa, enfatizou o trabalho desenvolvido pelas forças policiais que resultaram no aumento de 200% das apreensões de drogas, saltando de 136,2 mil quilos em 2013 para 427,5 toneladas em 2017. “Atualmente cerca de 40% dos presos do sistema prisional do Estado são oriundos do tráfico de drogas, isso significa um custo anual para o Estado de quase R$ 130 milhões”, frisou o coronel que também já foi comandante do Departamento de Operações de Fronteira (DOF).

Semana Antidrogas

A programação da III Semana Estadual Antidrogas de Mato Grosso do Sul e I Semana Municipal Sobre Drogas, promovida pelo Cead, segue até o dia 26 de junho, e tem como objetivo promover a valorização à vida e reafirmar a responsabilidade compartilhada entre o Governo e a sociedade civil na prevenção às drogas por meio de diversas ações.

Nesta quarta-feira (20.6) acontece das 8h às 17h, o 1º Fórum Estadual Sobre Acolhimento, Tratamento e Reinserção Social, com a realização de diversos debates sobre o assunto “Tratamento, Acolhimento e Reinserção Social: Realidade e Perspectivas no Brasil e no Estado”.

No dia seguinte (21.6) as Semanas Nacional e Estadual Antidrogas chega à Cidade dos Meninos, onde serão realizadas rodas de conversa para falar sobre o tema “A Prevenção ainda é a melhor Estratégia”, para as crianças e adolescentes atendidos pela entidade.

Em Corumbá, na sexta-feira (22.6), às 18h, será aberta a I Semana Municipal sobre Drogas com a palestra “Política de Drogas”, ministrada pela presidente do Cead. No sábado (23.6), na Capital, a partir das 8h, acontece a Caminhada Pela Vida. A concentração será na praça Ary Coelho.

A III Semana Estadual Antidrogas será encerrada no dia 25 de junho, às 9h, com duas ações simultâneas, sendo uma no presídio semiaberto e a outra no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS). Nos dois locais serão ministradas palestras que abordarão o tema “A prevenção ainda é a melhor Estratégia”.

Mais informações podem ser obtidas no Cead pelo telefone (67) 3318-6910.

Regiane Ribeiro – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)

Fotos: Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *