26 de abril de 2024 - 14:33

Abertas inscrições para a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro 2019

Vai até o dia 31 de maio as inscrições para a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2019, todas as informações constam no Manual de Procedimentos 2019.

Estão abertas as inscrições para participar da 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2019. O PJB é um Projeto proposto pelo Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR), realizado em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e as secretarias de estado de educação. O evento acontece anualmente, tendo como público alvo os jovens com idade entre 16 e 22 anos, matriculados no ensino médio, ensino médio integrado à educação profissional ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), das escolas públicas ou particulares.

Tem por objetivo possibilitar aos jovens estudantes brasileiros a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar de 05 (cinco) dias, momento em que tomam posse e atuam como Deputados Jovens na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF. Durante o período da Legislatura, que será entre os dias 23 e 27 de setembro de 2019, os deputados jovens têm a oportunidade de experimentar o dia a dia dos parlamentares no desempenho de suas funções, que ocorre de acordo com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados, e por meio da tramitação das proposições apresentadas por eles no processo seletivo.

Para inscrever-se, o estudante deverá, primeiramente, consultar as informações constantes no Manual de Procedimentos 2019, no site https://www.camara.leg.br/pjb e elaborar um Projeto de Lei de sua autoria, conforme as orientações presentes nos materiais disponíveis para consulta. Outros canais de informações são as páginas do PJB no facebook/parlamento.jovembrasileiro,  @parlamentojovembrasileiro, no instagram, e Disque-Câmara:0800619619.

Após finalizar a etapa da elaboração do Projeto de Lei e do preenchimento da ficha de inscrição, o estudante deverá providenciar os demais documentos solicitados no Manual de Procedimentos, e realizar sua inscrição no site camara.leg.br/pjb, até o prazo máximo de 31 de maio de 2019.