26 de abril de 2024 - 09:07

A pandemia da Covid-19 em debate Na Cadeira do DJ com o professor Marcelino de Andrade Gonçalves

Projeção em São Paulo indica 100 mil vítimas da Covid-19 no Braisl. (foto: Mauro Pimentel AFP)

O programa Na Cadeira do DJ desta segunda-feira (17/08) recebe o professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Marcelino de Andrade Gonçalves a partir das 10:30 na Educativa 104.7 FM. O debate proposto é em cima da pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo: quais as leituras possíveis, que estratégias adotadas deram certo ou errado e quais perspectivas para um futuro próximo. Celito Espíndola conduz a entrevista produzida e apresentada por Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach.

Marcelino de Andrade Gonçalves é graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (1998), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (2000), Estágio Doutoral junto ao Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa Portugal e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – (2006). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na Faculdade de Engenharias, Arquitetura Urbanismo e Geografia (Bacharelado) e na Pós-Graduação (Mestrado) em Geografia.

O Brasil registrou neste sábado (15/08) 107.232 mortes por Covid-19 e 3.3 milhões de casos confirmados desde o início da pandemia de Coronavírus. Mato Grosso do Sul alcançou 36.542 casos e chegou ao total de 598 óbitos se consolidando entre os estados com piores registros de isolamento social e aumento no número de casos.

De abril até agosto, dois ministros da saúde ocuparam a pasta que atualmente conta com o general Eduardo Pazuello ocupando interinamente o cargo. Desde o mês de maio o governo federal não disponibiliza diariamente dados precisos sobre o estado da pandemia no Brasil, algo que vem sendo feito por um consórcio da imprensa em contato direto com as secretarias de saúde de todos os estados.

A reabertura gradual, ainda que com o aumento de casos em muitas regiões, é outro problema que agrava a situação, principalmente quando se considera a questão econômica: escolas particulares, bares, construtoras – são inúmeros os segmentos que se dizem prejudicados pela falta de apoio do governo e que consideram importante a retomada das atividades.

Um dos efeitos colaterais da pandemia é a precarização do trabalho tendo em vista que, aqueles que conseguiram se manter em isolamento, vem sofrendo re-adequações nas relações de trabalho com novos contratos com rendimentos menores e menos direitos trabalhistas. As demissões aumentaram bem como muitas empresas fecharam devido a falta de auxílio do governo no período. Nem população ou empresários de pequeno ou médio porte estão conseguindo se manter.

Enquanto isso atividades como o futebol são retomadas com os campeonatos estaduais desde julho. Ainda que dentro de zonas de teste com testagem constante, não há como garantir que todos as equipes e comissões estejam sendo testadas regularmente, isso sem mencionar os profissionais que transitam no meio como gandulas, jornalistas de campo e assistentes.

No cenário pós-pandemia, novas relações trabalhistas são previstos assim como novas formas de interação social e acadêmica. As aulas administradas remotamente via internet ou canais diversos de comunicação vem se oferecendo como alternativa para que não se perca o ano letivo e é esperado que muitos dos modelos colocados em prática se tornem o “o novo normal” daqui em diante.

Os cenários mais otimistas prevêm uma normalização para até o fim do ano mas existe a possibilidade de que mesmo no início de 2021 a situação siga delicada, ao menos até o surgimento e distribuição de uma vacina eficaz.

Foto em destaque: Mauro Pimentel AFP.

Sintonize – Apresentado por Celito Espíndola e com produção de Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach, Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio) ou em formato podcast no Spotify e demais agregadores. O programa Na Cadeira do DJ também está no facebook e no instagram.