4 de maio de 2024 - 14:11

A conversão analógica para digital foi um dos temas do programa Bom Dia Campo Grande

A migração do sinal televisivo analógico para o digital deve ser realizada até o dia 14 de agosto em Campo Grande e Terenos (MS), de acordo com o programa da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O Gerente Regional da Seja Digital, uma ONG responsável por operacionalizar essa mudança no Brasil, Wellington Vidaurre, falou sobre o assunto no programa Bom Dia Campo Grande, da 104.7 FM Educativa.

“Nosso aviso é para que as pessoas não deixem para a última hora a conversão digital. Quem mora em Campo Grande e Terenos terá o sinal desligado a partir do dia 14 de agosto, se não realizar o procedimento. Já em Dourados o prazo é até 05 de dezembro. Em todo o país 1.300 cidades terão o sinal analógico de seus aparelhos televisivos desligados até o final do ano, conforme o cronograma estabelecido pela Anatel”, confirmou Wellington.

Para o público leigo no assunto o Gerente da ONG esclareceu as vantagens do novo sistema: “Os chuviscos e chiados do aparelho vão desaparecer com o sinal digital, é um ganho de qualidade na imagem e no som, além de também melhorar o acesso à internet”, resumiu.

Uma das atribuições da Seja Digital é a distribuição de kits gratuitos, com antena e conversor, para a população de baixa renda cadastrada em programas sociais do governo federal. Para a pessoa saber se está na lista dos beneficiados pode acessar o site sejadigital.com.br, ou ligar gratuitamente para o tel 147, ou ainda entrar em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), que fica na rua dos Barbosas, 321, bairro Amambai, tel: (67) 3314 4482.

“Mais de 35 mil famílias de Campo Grande e Terenos receberam os kits digitais. No total, 110 mil famílias carentes têm o direito de receber o benefício em Mato Grosso do Sul”, informou Wellington.

A dica de Vidaurre para quem não tem TV por assinatura ou antena parabólica (que já estão inseridas no sistema digital), e quer economizar na mudança tecnológica, é procurar os feirões digitais: “É uma oportunidade de adquirir produtos à um menor preço”, orienta.

Serviço – Programa Bom Dia Campo Grande, veiculado pela 104.7 FM Educativa de segunda à sexta-feira, das 7h00 às 8h00. Produção: Rose Rodrigues. Apresentação: Anderson Barão, Bosco Martins e Diana Gaúna.