3 de maio de 2024 - 08:21

A atuação da segurança pública na elucidação de crimes no estado foi assunto no Bom Dia Campo Grande

delegado e vereador Wellington de Oliveira

Mato Grosso do Sul teve destaque na imprensa nacional como região que apresentou um dos melhores índices de elucidação de crimes no país. Quem abordou a questão no programa Bom Dia Campo Grande, da 104.7 FM Educativa, foi o delegado, vereador e assessor de comunicação da polícia civil, Wellington de Oliveira.

“Atribuimos os bons índices obtidos na resolução de crimes ao trabalho conjunto realizado pelas polícias civil e militar, e aos investimentos na segurança pública do estado com a capacitação e motivação dos policias”, afirmou o delegado.

Em relação aos índices de elucidação de crimes, Wellington pontuou que: “Três Lagoas teve o melhor desempenho em 2018, com 96% dos crimes resolvidos, Campo Grande ficou em segundo lugar, com 70%, sendo que a média dos municípios de Mato Grosso do Sul ficou em torno de 60% dos delitos elucidados”.

De acordo com o assessor da Policia Civil, na Capital ocorreu a resolução  de 100% dos feminicídios no ano passado, assinalando a contribuição da Casa da Mulher Brasileira no combate à violência de gênero. “É preciso derrubar a cultura do machismo”, complementou Oliveira.

Já os crimes de latrocínio tiveram 85% de elucidação em Campo Grande, conforme o delegado. Ele aproveitou a oportunidade para dar dicas sobre como evitar os crimes contra o patrimônio.

“O criminoso muitas vezes é oportunista. Para diminuir as ocorrências deve-se prevenir, ficar atento, cuidar dos seus objetos, casa ou carro, fazer a chamada prevenção primária. O delinquente escolhe a vítima que oferece menor resistência. Também recomendo evitar andar em determinados locais da cidade (zonas de prostituição, por exemplo), ou em locais desconhecidos”, orientou Wellington.

Bom Dia Campo Grande – atração da 104.7 FM Educativa, transmitida de segunda à sexta-feira, das 7h às 8h. Apresentação: Anderson Barão e Maristela Cantadori. Produção: Livia Machado e Eliane Costa. Coordenação: Rose Rodrigues.