plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de abril de 2024 - 22:19

Máscara para proteção contra Covid-19 deve ser usada por crianças a partir de quatro anos

De uso obrigatório em todo o Estado, a máscara não é indicada apenas para adultos. O item de segurança, indispensável para evitar a contaminação da Covid-19, deve ser usado por crianças a partir de quatro anos.

A infectologista pediátrica e cooperada da Unimed Campo Grande, Dra. Carolina Martins Neder, explica que “todos devem usar a máscara, incluindo crianças a partir de quatro anos. Porém, o mesmo não se aplica a crianças com menos de quatro anos, que têm maior propensão a tirar e colocar as mãos no item, já que não conseguem entender o que está havendo, por isso, para essas crianças, o ideal é não sair de casa, pois não estarão protegidas”.

Segundo a infectologista pediátrica, com crianças mais velhas, a partir de quatro anos, a situação é diferente. “Elas já conseguem entender tudo que está acontecendo no mundo, sabem que está todo mundo diferente”. A cooperada ainda aconselha que os pais “devem tentar colocar alguma máscara com bichos, estampas legais ou que combinem com a roupa, para chamar atenção da criança e facilitar o uso do item”.

“Por que a máscara é importante? Pois a contaminação pelo novo coronavírus pode acontecer através de tosse, espirro ou quando alguém conversa muito próximo da gente. Se a pessoa que tem o vírus, está de máscara, ela evita a propagação desse vírus. Já a pessoa que está com a máscara, e não tem o vírus, também se protege ao ter contato com alguém que tem a doença. Como esse vírus é novo, não temos ainda nenhum remédio que se mostre eficaz e nenhuma vacina para nos proteger, somente o uso de máscara, e a lavagem correta, e com frequência, das mãos”, enfatiza a cooperada.

Dra. Carolina ainda adverte que os números de contaminação pelo vírus estão aumentando em Mato Grosso do Sul, “por isso é importantíssimo o uso de máscara para que   o vírus não se espalhe de uma forma tão rápida como já está se espalhando. Sem contar que usar a máscara é um sinal de respeito e amor, comigo e ao próximo”.

Vale ressaltar que os cuidados se estendem não somente ao uso do item, mas também na higienização e no descarte do mesmo. Seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde, a Unimed CG traz algumas dicas para o seu cuidado: nariz e queixo não devem ficar descobertos, e máscaras largas não devem ser utilizadas. O acessório deve ser tirado, sempre, de trás para frente, segurando pelos elásticos ou tiras. O descarte da máscara descartável deve ser feito primeiro em um saquinho, antes mesmo de jogado na lixeira.

Já o acessório de tecido, que pode ser reutilizado, deve ser colocado em uma sacola antes da lavagem, que, segundo a cirurgiã vascular da Unimed CG, Dra. Marília Lomonaco de S. Galhardo, deve ser realizada com água e sabão e depois deixada de molho por pelo menos 10 minutos em solução com 10 ml de água sanitária para 500 ml de água. A higienização das mãos deve ser feita com água e sabão ou com álcool em gel 70% antes e depois do uso de máscaras.

Além disso, evite deixar o item de segurança em outros lugares como: mesas, cadeiras, cômodas, entre outros. Vale lembrar que essa é só mais uma recomendação para evitar a contaminação do novo coronavírus. Para proteger você e sua família, siga atentamente as orientações do Ministério da Saúde, OMS e demais órgãos da saúde até que o período de pandemia passe.

Fonte: Site Enfoque MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *