plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

30 de abril de 2024 - 01:02

Tech Dicas: após vazamentos de conversas, Telegram nega possibilidade de roubo de dados

Jornalista Fernando Rodrigues afirma que app de mensagens garante segurança em chats, porém, aponta risco de que contas sejam invadidas
Telegram disse garantir segurança de dados dos usuários. (Imagem: AndroidPIT/Reprodução)
Telegram disse garantir segurança de dados dos usuários. (Imagem: AndroidPIT/Reprodução)

Nos últimos dias, o vazamento de informações de conversas via aplicativo Telegram envolvendo o ministro da Justiça e ex-juiz federal Sergio Moro e procuradores da Operação Lava Jato dominaram o noticiário, a partir de reportagens do site The Intercept Brasil –e colocando em dúvidas a isenção das investigações. As matérias também colocaram em xeque o próprio app de mensagens, alternativa ao WhatsApp e que, até então, era tido como seguro por conta do sistema de criptografia e segurança.

“O Telegram é um mensageiro popular pela promessa de proteger a privacidade do usuário, com criptografia de ponta a ponta, ferramenta de chat secreto e conteúdo autodestrutivo”, afirmou o jornalista Fernando Rodrigues durante as Tech Dicas do Bom Dia Campo Grande, da Educativa 104.7 FM, nesta sexta-feira (14). “Sempre que o concorrente, WhatsApp, deixa de funcionar o Telegram ganha milhares de novos usuários”, prosseguiu.

Contudo, a divulgação de conversas entre Moro e o procurador Deltan Dallagnol, sugerindo que o ex-juiz havia extrapolado suas funções ao colaborar diretamente com a Lava Jato, afetaram a confiança quanto a segurança do Telegram –os responsáveis pelo app, porém, vieram a público descartar quaisquer possibilidade de roubo de dados, reforçando que a criptografia de chat secreto protege os dados em trânsito.

No entanto, conforme o Telegram, há a possibilidade de que informações sejam extraídas dos aparelhos dos usuários ou que as contas sejam invadidas. Elas incluem a invasão da conta com recuperação de histórico em um smartphone não autorizado, “o que demandaria acessar o SMS enviado pelo aplicativo para validar a enrada em um novo aparelho”.

Rodrigues explicou, porém, que isso dependeria da interceptação da linha telefônica ou o sequestro do número por meio de engenharia social, “um golpe comum no Brasil, principalmente pelo WhatsApp”. Por esse motivo, o jornalista recomendou cuidado dos usuários com suas contas de aplicativos de mensagem.

O Tech Dicas é um dos quadros do Bom Dia Campo Grande que, diariamente, traz informações ao ouvintes sobre temas como Defesa do Consumidor (segundas-feiras), Direito Trabalhista e Previdenciário (terças), Saúde (quartas), Mercado de Trabalho (quintas) e Tecnologias (sextas). Você pode participar mandando comentários, sugestões e perguntas pelo WhatsApp (67) 99333-1047.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *