30 de abril de 2024 - 07:26

Hospital do Trauma reinicia obras e Ministério da Saúde libera equipamento para Hospital de Câncer

O Hospital do Trauma de Campo Grande teve as suas obras oficialmente reiniciadas nesta quinta-feira com a assinatura dos termos que autorizam a abertura da licitação para a conclusão das obras. A assinatura foi realizada pelo governador Reinaldo Azambuja juntamente ao ministro Marcelo Castro, prefeito de Campo Grande Alcides Bernal e presidente da Santa Casa, Esacheu Nascimento. Com a oficialização do processo de licitação, as obras de conclusão do Hospital serão retomadas após sua paralisação em dezembro de 2012.

A retomada das obras é um esforço do Governo do Estado pactuado juntamente a prefeitura de Campo Grande, Ministério da Saúde, Ministério Público Federal e Santa Casa de Campo Grande. Para a conclusão das obras do Hospital do Trauma serão investidos aproximadamente R$ 8 milhões, divididos entre Governo do Estado, prefeitura de Campo Grande e Governo Federal.

Ministro da Saúde visita Obra do Hospital do Trauma

Após uma rápida visita com o ministro da saúde ao prédio do Hospital do Trauma, o governador Reinaldo Azambuja destacou em evento, o empenho do Ministério da Saúde  para a retomada das obras, além de reforçar o compromisso do governo do estado no trabalho conjunto ao município de Campo Grande para garantir a conclusão do Hospital do Trauma. “O comprometimento do Ministério da Saúde, Governo do Estado e município foi primordial e está de parabéns. São esforços conjuntos para uma obra importante para a saúde do Estado. O Ministério foi extremamente ágil para resolvermos um problema iniciado há muito tempo e atendendo aos pedidos da população que esperamos estar concluído até dezembro deste ano ”, destacou o governador.

O ministro da saúde Marcelo Castro reforçou o trabalho em parceria com os entes federativos na viabilização de recursos voltados para a saúde, sendo o Hospital do Trauma resultado deste trabalho. “Sem dúvidas haverá a participação do Governo Federal para que o Hospital do Trauma tenha a sua construção concluida. O ministério é parceiro não apenas nas obras do Hospital como também na viabilização de investimentos em outros hospitais como o da região de Dourados. Mas é preciso reforçar que nada disso seria possivel sem esta parceria envolvendo prefeitura, governo do estado e governo federal. Lamentamos que tenha demorado esta retomada, mas um compromisso que assumiremos com grande critério e responsabilidade junto aos nosso parceiros”, disse o ministro.

Anexo da Santa Casa de Campo Grande, o espaço terá 141 leitos, dos quais 110 serão de internação, 18 de observação do tratamento intensivo, dez de CTI (Centro de Tratamento Intensivo), três de isolamento e cinco salas de cirurgia.

A previsão é que a nova unidade urgência e emergência do Estado seja entregue até o fim de 2016, com capacidade para realizar anualmente 10 mil internações, nove mil cirurgias, 500 internações, 10 mil consultas, além de ampliar os serviços de diagnósticos clínicos e de imagens.

Hospital do Câncer

O ministro da saúde Marcelo Castro também autorizou a cedência de um acelerador linear para Mato Grosso do Sul que será instalado no Hospital de Câncer Alfredo Abraão em Campo Grande.  A autorização do ministro soma-se ao inicio das obras dos pavilhões do subsolo e térreo do novo prédio do hospital, que já conta com um investimento de R$ 1,2 milhões para o custeio das obras pelo Governo do Estado.

O novo acelerador linear realizará os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde e susbtituirá o atual aparelho já considerado obsoleto. Com a construção dos novos setores no pavimentos térreo e subsolo do novo prédio, a previsão é de que sejam instalados os equipamentos de mamografia, ultrassonografia e radiografia, utilizados para diagnóstico de câncer; realocação do setor administrativo; criação de 10 novos consultórios médicos; geração de 15 novos leitos oncológicos clínicos e cirúrgicos, incrementando em 30% o número disponibilizado atualmente.

Também durante a solenidade, o ministro juntamente ao  governador Reinaldo Azambuja e prefeitos de 52 municípios, assinaram os termos referentes ao COAP (Contrato Organizativo da Ação Pública) para as quatro macrorregiões do estado (Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá).

Por meio do Coap de cada região são definidas as demandas da população e as responsabilidades organizativas, executivas, orçamentárias e financeiras, monitoramento, avaliação de desempenho e auditoria de cada ente federativo (União, Estado e Município).

A assinatura dos termos aditivos do COAP para as quatro regiões englobam os 79 municípios sul-mato-grossenses e permitem a vigência desses contratos por mais um ano, a contar da data de vencimento dos últimos documentos (30/12/2015, com vigência desde 30/08/2015).

Fotos: Chico Ribeiro