plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

30 de abril de 2024 - 09:35

Muito Blues & Derivados com o menestrel malandro do Blues, John Lee Hooker

A lenda do Blues, John Lee Hooker

O menestrel malando do Blues, John Lee Hooker, é o grande homenageado do programa Blues & Derivados com Clayton Sales hoje (25).

Nascido no condado de Coahoma próximo a Clarksdale, Mississipi, em 22 de agosto de 1917, John Lee Hoker começou a fazer sucesso em 1948 quando lançou o álbum “Boogie Chillen” onde apresentou pela primeira vez o estilo meio falado que se tornaria sua marca registrada. Ritmicamente, sua música era bastante livre, uma característica que ele tinha em comum com os primeiros músicos de delta blues. Sua entonação vocal era menos associada à música de bar em relação aos outros cantores de blues. Seu estilo casual e falado errado seria diminuído com o advento do blues elétrico das bandas de Chicago mas, mesmo quando não estava tocando sozinho, Hooker mantinha as características primordiais de seu som.

Ao longo de sua carreira, Hooker gravou mais de 500 músicas e aproximadamente 100 álbuns. Ele ficou se destacou ainda mais nos anos 1960 quando o número de aficcionados pelo Blues aumentou, época que ele inclusive deu uma oportunidade a um iniciante Bob Dylan. Outro destaque de sua carreira aconteceu em 1989, quando se juntou a diversos astros convidados, incluindo Keith Richards e Carlos Santana, para a gravação de “The Healer”, disco que lhe rendeu um Grammy.

John Lee Hooker morreu de causas naturais enquanto dormia em 21 de junho de 2001 na sua casa em Los Altos, California. Foi considerado o 35º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.

Sintonize – Com apresentação de Clayton Sales, o programa “Blues & Derivados” vai ao ar aos sábados, das 17h às 20h, na Educativa FM 104,7. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelo Portal da Educativa (na aba “Ouça a Rádio”).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *